Capacitação Humanitária em Gestão de Emergências

Subcomitê de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) realizou a Capacitação Humanitária em Gestão de Emergências, Crises Humanitárias, Desastres Ambientais, Prevenção e Autocuidado para integrantes dos Monastérios da Ordem Graça Misericórdia, das Comunidades-Luz, dos Núcleos-Luz e da Rede-Luz, no período de setembro de 2021 a janeiro de 2022.

A formação alcançou cerca de 590 integrantes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) e de suas filiadas e foi transmitida de forma on-line pela plataforma da organização.

Capacitação Humanitária em Gestão de Emergências

Marisa Gatti, 54 anos, integrante da Rede-Luz Argentina Sul, foi uma das participantes da formação e destacou que “todos os tópicos do treinamento foram muito importantes. Embora os temas sejam muito amplos e você tenha que continuar aprendendo, em alguns aspectos um mundo se abriu para mim, pois muitos detalhes eram novos ou eu não tinha pensado neles”. E complementa: “não sabemos que situação vamos enfrentar nestes tempos, onde as mudanças climáticas estão afetando todos os espaços. É importante que nos preparemos, saibamos ajudar e lidar com uma situação inesperada”.

Marisa, que já atuou voluntariamente na Missão Chaco, se interessou em participar da capacitação para adquirir novos conhecimentos e se manter atualizada sobre as ações a serem realizadas em situações de emergência. A integrante da Rede-Luz afirmou ainda que as informações adquiridas no curso também poderão ser aplicadas no dia a dia e nas tarefas de serviço que são realizadas nas comunidades locais.

A co-coordenadora da Rede-Luz Minas Gerais e co-coordenadora do Núcleo-Luz Sagrado Céu em Belo Horizonte, Renata Falci, também ressaltou a relevância da formação nos dias atuais: “é fundamental a compreensão dos altos graus de complexidade em cada situação, a compreensão do fluxo de ações/responsabilidades, da importância do equilíbrio individual e grupal no trabalho em equipe e do nível de comprometimento, respeito, solidariedade entre indivíduos e grupos”.

Diversidade do público participante

Houve uma grande participação de pessoas que puderam acompanhar a formação em 3 idiomas simultâneos: espanhol, português e inglês.

“Como esse treinamento teve um público bastante amplo, principalmente das Comunidades-Luz e dos Núcleos-Luz, os temas abordados contribuíram para o despertar da preocupação com o modo de preparar esses espaços para os momentos mais difíceis. Sobretudo porque as Comunidades-Luz e os Núcleos-Luz podem ser centros de acolhimento das pessoas que estão sendo impactadas pelas situações adversas que o planeta atravessa”, avaliou Ricardo Baumgartner, diretor regional da Missão Roraima Humanitária e focalizador dos módulos 1, 2 e 3, com os temas Gestão de Emergências, Gestão de Abrigos e Princípios e Normas Humanitários.

Preparando-se para atender às necessidades de um planeta em constante mudança

O servidor humanitário Martin Jorge Aldaroso realizou a capacitação nos módulos 4 e 5 com os temas Primeiros Socorros e Autocuidado diante de desastres produzidos pelos Elementos Ar e Fogo, Água e Terra.

Matin Aldaroso fornece serviços de treinamento na Área de Emergência (Incêndio, Resgate e Radiocomunicações) nas Comunidades-Luz Fraternidade de Aurora e  Comunidade-Luz da Irmandade e Fraternidade – Humanitária (FFHI), e destacou que, na atual situação planetária, a população como um todo e as pessoas em particular precisam se preparar adequadamente para as mudanças e emergências que se apresentam e que superam constantemente as previsões e os recursos disponíveis com os quais elas poderiam se sustentar.

 “Nesse referencial, tanto os seres que sofrem com as diversas situações quanto as pessoas que desejam poder ajudá-los necessitam de uma formação mínima em ações concretas de prevenção e autocuidado que lhes permita enfrentar os problemas que surgirem”, avalia o servidor humanitário.

Gratidão pela partilha de saberes

Entre todos os participantes houve um grande sentimento de agradecimento pelas informações compartilhadas, superando diferenças culturais e linguísticas.

Como formador e servidor humanitário, “sinto-me extremamente grato por ter tido a oportunidade e a honra de contribuir com a minha pequena colaboração à Fraternidade – Missões Humanitárias. Acho extremamente esperançoso que muitas pessoas com ‘o espírito de estar pronto para ajudar’ nas situações que surgem possam primeiro se conscientizar dos riscos que enfrentamos. O mais valioso para mim é que: ‘A cada dia mais e mais pessoas estão se preparando para amar’”, sintetiza Aldaroso.

Conheça os temas dos módulos da capacitação. Clique aqui