Capacitação Humanitária para Servidores na Europa

Durante os meses de agosto e setembro, quarenta e seis pessoas, representantes de oito países participaram da capacitação do currículo básico para servidores humanitários, oferecido pelo Subcomitê de Treinamento e Desenvolvimento da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI).

Entre os participantes estão integrantes da Comunidade-Luz Flor de Lys, em Portugal e da Rede-Luz Europa, abrangendo os seguintes países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Áustria, Inglaterra e ainda um país da América do Sul, o Uruguai.

O treinamento foi realizado na modalidade on-line, com duração de vinte e três horas e foi dividido em dois grupos, um com aulas ministradas em português, para falantes do português e espanhol e outro em inglês e francês.

Dividida em nove módulos, a capacitação abordou os seguintes temas: Manual Esfera, Relações Institucionais, Primeiros Socorros, Educação em Emergência, CCCM (Coordenação e Gestão de Abrigos), Primeiros Auxílios Psicológicos e PSEAH (Prevenção ao Assédio e Abuso Sexual).

Segundo Cláudia Sanches, responsável pela Secretaria do Subcomitê de (T&D) da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), “o objetivo da capacitação foi de preparar os participantes para a atuação em respostas humanitárias, tão necessário nos dias atuais”.

Depoimentos de Participantes

Além do embasamento técnico a capacitação oferecida mobilizou os participantes para esta que é cada vez mais uma necessidade mundial: a ação humanitária.

Jhonny Silva, que é de Portugal e faz parte da Rede-Luz Europa, ao final da capacitação declarou: “sinto-me honrado por ter feito parte dessa capacitação, os formadores são muito atenciosos e demonstram vontade de ensinar”.

O treinamento acabou por trazer a Jhonny a vontade de prosseguir, “estou muito interessado em poder fazer parte e se possível estar também presente na prática, no dia a dia das missões”.

Outra participante, que integra a Rede-Luz Europa, nascida na Venezuela e vivendo na Espanha, Jahemeli Garcia, manifestou sua opinião: “achei esse treinamento introdutório muito construtivo. Pude reconhecer que existe toda uma super logística por trás do trabalho humanitário”.

Jahemeli ficou muito grata por ter participado da capacitação, pois sentiu que ampliou sua consciência quanto às necessidades existentes no mundo. “Com os vídeos apresentados, pude reconhecer que meus problemas não são nada e que há muitas pessoas que precisam não só de nossas orações, mas também de nossa ajuda concreta, de nossa ação imediata.”

Participando da capacitação no idioma inglês, e também membro da Rede-Luz Europa, Liliane Sebatigita-Kambirigi é nascida no Burundi, país da África Oriental, e hoje vive na Bélgica. Ela confirma a importância desse treinamento inicial, declarando: “Sinto-me privilegiada por receber informações tão importantes e mais conhecimento sobre o trabalho humanitário e emergências. Estou ciente de que este é um pano de fundo que será útil em qualquer situação crítica ou delicada que envolva vulnerabilidade humana”.

Liliane disse que foi particularmente tocada por dois conteúdos presentes no treinamento: “quando a capacitação revisita ‘Padrões Humanitários Fundamentais’ e ‘Princípios de Proteção’, senti um profundo respeito pelas populações deslocadas ou refugiadas que estão simplesmente procurando um lugar onde dormir e comer. A ênfase está em ‘ouvir suas necessidades e responder apropriadamente’. Não pude deixar de pensar: ‘e se fosse eu?’

Ela destaca o quanto a capacitação vai além de transmitir apenas conteúdos técnicos, “A abordagem do treinamento é humana, pois nos coloca no centro da ação humanitária, explicando o quadro interno de intervenção e colocando em nossas mãos as ferramentas para oferecer uma nova vida em comunidade aos recém-chegados.  A capacitação enfatiza que isso não pode ser feito sem sinergia e coordenação, externa e interna, e, além disso, exige também compromisso pessoal, envolvimento e participação”.

Mesmo com as restrições impostas pela Pandemia, o Subcomitê de T&D da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), prossegue oferecendo esse tipo de capacitação para a ampliação da ajuda humanitária.

Saiba mais aqui.