Círculos de Hospitalidade recebe capacitação sobre o Manual Esfera

Subcomitê de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Fraternidade – Humanitária (FFHI) realiza capacitação para organização de Florianópolis

Considerado uma ferramenta imprescindível para os que atuam nas respostas humanitárias cada vez mais emergenciais no planeta, o Manual Esfera apresenta uma abordagem dos princípios da qualidade e da responsabilidade nos contextos humanitários.

Subcomitê de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) tem atuado junto a várias organizações na disseminação do conhecimento do Manual por meio de capacitações e cursos de formação.

A última capacitação, no formato virtual, foi direcionada aos profissionais do Círculos de Hospitalidade, organização sem fins lucrativos, que trabalha com populações refugiadas e migrantes, com sede em Florianópolis, SC. A formação foi realizada em 3 módulos de 2 horas cada nos dias 2, 4 e 6 de agosto.

O primeiro módulo foi ministrado pelo frei Thomas, que abordou a atuação da Fraternidade – Humanitária (FFHI) na Missão Roraima Humanitária e outras missões e também fez uma introdução ao Manual Esfera.

O servidor humanitário, integrante do Subcomitê T&D, Ricardo Treno, ministrou os módulos seguintes. Ele explica que a formação foi de natureza introdutória para um público, cuja maioria, não tinha contato com o material. “Apresentamos os oito capítulos do Manual, mas demos ênfase sobre os Princípios de Proteção como nos foi pedido. Esse capítulo recebeu um maior enfoque e contextualização do conteúdo com a realidade da Missão Roraima Humanitária”, destaca.

Embora não conhecessem o Manual, o público tinha conhecimento sobre as questões das populações vulneráveis e com a necessidade de proteção. Segundo Ricardo, eles estavam bem engajados e o conteúdo se revelou bastante amplo. “A abordagem Esfera, colocando as pessoas afetadas por desastres no centro da resposta, é algo que sempre amplia a percepção do que realmente é uma resposta humanitária de qualidade. Acredito que foram introduzidas novas perspectivas dum maior alcance de trabalho com estes grupos mais vulneráveis”.

A voz do “Círculos de Hospitalidade”

A presidente e coordenadora de projetos da organização Círculos de Hospitalidade, Bruna Kadletz, que conhece o trabalho da Fraternidade – Humanitária (FFHI) e já atuou como voluntária na Missão Roraima Humanitária em 2018, salienta a importância da capacitação: “Muito bem-vinda, pois estamos ampliando os nossos serviços e a nossa rede de colaboradores tanto da equipe técnica como a de voluntários. Todas as capacitações que nos ensinem e relembrem os princípios humanitários, nos tragam informações técnicas para nosso dia a dia, e também embasamento filosófico da importância destas ações, são relevantes”.  

Bruna destaca a importância do conhecimento sobre o Manual Esfera. “É uma valorosa ferramenta para profissionalizar o serviço voluntariado, que muitas vezes é motivado pelo desejo de ajudar. As pessoas acreditam que esta ajuda bem intencionada já seja suficiente. Entendemos que capacitações e formações sejam necessárias para oferecer um trabalho humanitário enraizado e de qualidade. Diante das crises humanitárias que vivemos, quanto mais pessoas estiverem familiarizadas com o Manual Esfera e preparados para aplicar todos os princípios básicos têm muito a contribuir”, conclui.

Círculos de Hospitalidade recebe capacitação sobre o Manual Esfera