I Encontro de Intercâmbio de Saberes

Mais de 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram do I Encontro de Intercâmbio de Saberes no Abrigo Janokoida, em Pacaraima, Roraima, realizado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), e contou com a colaboração do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Comitê de Educação e Cultura e com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

De acordo com a coordenadora do Setor de Arte-Educação da Fraternidade – Humanitária (FFHI), e monja da Ordem Graça Misericórdia, irmã Maria de Lourdes, o objetivo do Encontro foi proporcionar um espaço de expressão e partilha de saberes, fortalecer e valorizar a cultura tradicional do povo indígena Warao.

“Buscamos reunir representantes de todas as gerações do povo Warao para que pudessem vivenciar uma troca de conhecimentos, sobretudo por parte dos anciões, que são os maiores detentores dos saberes ancestrais”, afirma a Ir. Maria de Lourdes.

Sementes do Amanhã

As atividades desenvolvidas envolveram elementos da própria cultura Warao: roda de conversa em que as mulheres ensinaram às meninas as técnicas do artesanato; através do canto, da dança e dos contos rememoraram as antigas histórias e a cosmologia da etnia; e no espaço verde, no formato de horta mandala, plantaram algumas espécies de ervas medicinais utilizadas tradicionalmente pelo seu povo.

“Esses encontros são importantes para seguir dando vida e significado para essas pessoas e para que as crianças possam ter acesso à riqueza de conhecimentos produzidos em sua cultura”, destaca a monja.