Clube de Xadrez dos abrigos Nova Canaã e Pintolândia visitam Colégio Estadual

Em maio desse ano surgiu a proposta de oficinas de xadrez para crianças nos abrigos Nova Canaã e Pintolândia, e a ideia foi um sucesso. Hoje as crianças praticam entre si e até participaram de um torneio no CEM Profª Maria De Lourdes Neves.

Nos dias 10 e 11 de dezembro na Praça Germano Augusto Sampaio, em frente ao abrigo Pintolândia, se encontraram 17 crianças, sendo sete do abrigo Nova Canaã e dez do Pintolândia. Frei Antônio Jazmin, Irmã Maria e Patrícia da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) acompanharam as crianças até a praça e seguiram juntos até o Colégio Estadual.

Para o Frei é importante as crianças interagirem com um contexto diferente do que estão habituadas dentro dos abrigos. Sobre a experiência, comentou: “Colocá-las diante de um desafio de um contexto desconhecido é muito rico como experiência para as crianças, porque isso permite um contexto mais real com a sociedade. Isso d’eles saírem e de se esforçarem para esse jogo, cria dentro deles uma atitude diante da vida muito diferente e os colocam mais no real e diante dos desafios do mundo, mesmo que em pequena escala”.

Irmã Maria concorda e complementa: “Além do desenvolvimento de habilidades através do xadrez, há a especial oportunidade de socialização entre crianças abrigadas e alunos do sistema formal de ensino. Houve uma integração bastante acolhedora e promissora de futuros encontros”.

Na manhã do dia 10 de dezembro as crianças participaram da oficina de confecção de tabuleiros e peças, reciclando materiais como papelão e tampas de garrafa pet. A tenente e acadêmica da UERR Sandra Léa Tsukuda faz parte do projeto de extensão Meus primeiros lances de Xadrez e organizou a oficina com o objetivo de baratear o jogo e facilitar o acesso das crianças.

A manhã seguiu com uma aula do técnicas e estratégias do jogo com o mestre nacional de xadrez e professor da UERR Edgard Zanette.

Na manhã do dia seguinte ocorreu o torneio não oficial entre os abrigos e o colégio.

Após algumas rodadas, muita concentração e interação entre as crianças, mostram-se os resultados dos 8 meses de existência do Clube de Xadrez, o jovem Kelwis, do Nova Canaã conseguiu o 2º lugar, sua segunda premiação! A primeira foi em outro torneio não oficial na Vila Olímpica, onde ele conseguiu 5º lugar.

A voluntária da Fraternidade Internacional (FFHI) Patrícia acompanhou os jogos e interação entre as crianças do clube ao verem Kelwis na final do torneio. Comentou ter sido uma experiência muito interessante, e que era notável a felicidade e comemoração das crianças ao dizerem: “Ele vai ganhar e vamos levar uma medalha para o abrigo!”.

O evento foi uma parceria entre a Fraternidade Internacional (FFHI), a coordenação dos abrigos Nova Canaã e Pintolândia, com a direção do CEM Profª Maria De Lourdes Neves e com o projeto de extensão “Meus primeiros lances de Xadrez” da Universidade Estadual de Roraima.

Conheça mais sobre a Missão Roraima clicando aqui.