Conferência Internacional sobre Planejamento e Desafios da Gestão de Desastres

A Conferência Internacional Híbrida sobre Planejamento, Desafios da Gestão de Desastres e Resiliência (Hybrid International Conference on Planning, Challenges of Disaster Management and Resilience – 2022) que aconteceu nos dias 11 a 13 de fevereiro em Atenas, Grécia, foi palco para que representantes governamentais e de agências humanitárias e gestão de desastres ambientais, acadêmicos, sociedade civil e ambientalistas de diversas regiões do mundo pudessem debater propostas para mitigar os efeitos agravantes da crise climática, produção sustentável de alimentos, saúde, segurança econômica e crises humanitárias.

O gestor geral da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), Frei Luciano, foi convidado para falar sobre “O valor de conhecermos os protocolos internacionais no contexto de respostas humanitárias e emergências”.

Conferência Internacional sobre Planejamento e Desafios da Gestão de Desastres

Com ótima participação e receptividade do público, um dos temas mais questionados e que despertaram mais interesse dos participantes, segundo Frei Luciano, foi como ajustar os protocolos e parâmetros diante de cada cenário e contexto, assim como a interação entre pessoas que estão sendo assistidas e as comunidades locais de acolhimento, quanto ao respeito mútuo a costumes e culturas.

Os três dias de Conferência foram importantes para o debate e busca coletiva de construção, colaboração, comunicação e capitalização de estratégias eficazes de adaptação e mitigação da crise climática e resposta humanitária a emergências. Neste cenário, Frei Luciano destaca a importância de que “todas as agências e organizações envolvidas em emergências e respostas humanitárias estejam sensíveis e ágeis para chegar aos que mais necessitam, pois as situações no mundo assim o demandam”.

Workshop sobre Normas Esfera

Após a Conferência Internacional Híbrida sobre Planejamento, Desafios da Gestão de Desastres e Resiliência, servidores humanitários da Fraternidade – Missões Internacionais (FMHI)realizaram, no dia 15, um Workshop sobre as Normas Esfera e suas aplicabilidades em respostas humanitárias.

Com duração de quatro horas, o Workshop teve a participação de cerca de 20 pessoas que atuam em situações de emergências como integrantes da IDAFK, agência grega de gestão de desastres, além de membros da defesa civil e bombeiros.

Conferência Internacional sobre Planejamento e Desafios da Gestão de Desastres

Resultados da Conferência para a Fraternidade – Missões Internacionais (FMHI)

De acordo com Frei Luciano, a Fraternidade – Missões Internacionais (FMHIfoi convidada a preparar outros seminários e capacitações no norte da Grécia com instituições que atendem emergências e também junto a escolas de psicologia para desenvolver o tema do trauma em situações de emergência, além de participar de outros treinamentos.

Conferência Internacional sobre Planejamento e Desafios da Gestão de Desastres

Perspectivas institucionais para 2022

A Fraternidade – Missões Internacionais (FMHI) está mapeando as demandas que estão se apresentando em diferentes contextos, países e níveis das respostas humanitárias e a perspectiva é de que até final de 2022, a organização possa estar com projetos em andamento em Portugal, Grécia e Espanha, e dando início aos pontos de assistência humanitária em países do Continente Africano como Congo, Tunísia, Moçambique e Angola.

Conferência Internacional sobre Planejamento e Desafios da Gestão de Desastres