Um grupo de 11 servidores humanitários viajou para a Bahia no dia 23 de fevereiro para dar início à Missão Bahia Humanitária. Na região, se encontrarão com membros da Rede-Luz local, compondo equipe de 15 servidores para a atuação. A proposta é dar suporte às populações atingidas pelas enchentes no estado, nesta fase de retomada de atividades e reconstrução de vidas.
Ao longo dos primeiros dias estão sendo fechados os detalhes das parcerias localmente, e organização da infraestrutura para hospedagem. A intervenção em campo está prevista para começar no dia 28/02.
O Comitê de Gestão da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) vem monitorando os acontecimentos relacionados às enchentes desde dezembro de 2021.
De acordo com dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), a quantidade de atingidos pela chuva já passa de 800 mil pessoas em 174 municípios.
Os servidores da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) nessa fase da resposta humanitária irão atuar como um suporte posterior à crise, num momento em que há famílias e pessoas ainda em situação de vulnerabilidade. Devido às consequências da enchente, muitos perderam tudo e agora precisam reconstruir suas vidas, interna e externamente.
Juntos Somos Mais Fortes
Depois de efetivada a viagem de diagnóstico, na qual foram realizadas visitas a localidades atingidas pelas enchentes e contato com instituições locais, governamentais e não-governamentais, para estabelecimento de possíveis parcerias na resposta, essa nova etapa da Missão concentra-se na consolidação de parcerias, contatos institucionais para alinhamento de detalhes, definição de estratégias de atuação em municípios contemplados, organização de logística e hospedagem.
Para que toda essa logística seja colocada em prática, o apoio da Rede-Luz Bahia está sendo imprescindível.
A Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) já estabeleceu parceria com a ONG Mecenas da Vida, que cedeu o espaço da sua sede para a hospedagem do grupo em Serra Grande, distrito de Uruçuca, próximo a Ilhéus. Além do apoio logístico, haverá atuação conjunta sobretudo com agricultores afetados da região, em parceria com o Conselho Quilombola de Itacaré, implementando ações que garantam autossustentabilidade e segurança alimentar.
Solidariedade
O ano de 2022 já inicia marcado por tragédias naturais e nos invoca à solidariedade e ao cuidado com aqueles que mais necessitam. Para que os servidores humanitários possam prestar auxílio às comunidades atingidas e que se encontram com alto nível de vulnerabilidade, precisamos da sua colaboração!
Juntos Somos Mais Fortes!
Doe Milhas
apoioviagens@fraterinternacional.org
Contato: +55 (35) 998009952
coordenacao.secretaria@fraterinternacional.org
BANCO ITAÚ S/A (341)
Ag: 3204 | C/C: 12929-4
SWIFT ITAUBRSP IBAN: BR59 6070 1190 0320 4000 0129 294C 1
Razão Social: Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais
CNPJ: 32.040.076/0001-37
Chave PIX, CNPJ: 32040076000137