Curso básico de português para indígenas migrantes e refugiados

De 18 de julho a 7 de agosto, das 8h30 às 11:30, e de modo presencial, foi realizado um Treinamento Básico de Português organizado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) e pela Visão Mundial, nas instalações do Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), em Boa Vista, Roraima.

O objetivo do curso foi proporcionar aos alunos um conhecimento básico da língua portuguesa, que é um pré-requisito indispensável para a obtenção de um emprego no Brasil, visando também facilitar a comunicação na vida cotidiana.

Curso básico de português para indígenas migrantes e refugiados

Destinou-se aos refugiados indígenas venezuelanos e contou com a participação de 20 alunos, todos eles habilitados a continuar aprofundando o estudo do idioma, inclusive com o recebimento de certificados.

Compartilhamos a seguir as impressões do professor Everton, responsável pela tarefa de formação: “Senti-me muito bem recebido tanto pelos alunos quanto pelos funcionários da Fraternidade – Humanitária (FFHI). O ambiente é perfeito, as pessoas são muito acolhedoras. Fiquei muito feliz com o índice de 100% de aprovação das turmas e percebi que os alunos também ficaram felizes, pois suas expectativas parecem ter sido atendidas”, reflete.

Curso básico de português para indígenas migrantes e refugiados

Everton também disse: “consegui obter algumas informações sobre a formação acadêmica de alguns deles e acho que será um pouco mais desafiador, porque geralmente os estudantes que têm uma formação acadêmica são mais críticos, vão querer questionar mais, e para mim isso é ótimo, é excelente! Portanto, espero que este grupo agora levante mais questões em relação ao que estão aprendendo, e acho que também será mais musical, porque vejo que há muitos alunos que identificam a música como algo relacionado à sua cultura e acho que isto será muito forte nesta próxima aula”.

O aluno Ángel Silva também se expressou da seguinte forma: “Em primeiro lugar, quero agradecer as instituições como Fraternidade – Humanitária (FFHI) e Visão Mundial, que nos acompanharam durante nossa preparação. E hoje estou feliz e contente, como indígena venezuelano, por receber mais esta formação para que possamos ter nossas próprias ideias e continuar desenvolvendo e aprofundando a qualquer momento, o que será útil para nós. Estou grato, feliz, contente por receber o meu certificado, que hoje recebi com orgulho, dedicação e amor”.

Curso básico de português para indígenas migrantes e refugiados