Curso de Serviços Gerais

Um grupo de 17 indígenas das etnias Warao, Taurepang e Wayu participou do Curso de Serviços Gerais que aconteceu, de forma presencial, no Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), entre os dias 22 de agosto a 13 de setembro.

Curso de Serviços Gerais

A capacitação recebeu o aporte monetário da Fundação Panamericana para o Desenvolvimento (FUPAD) e foi ministrada pelo Senai, sendo ofertada aos beneficiados do CCFI que possuem aptidão e interesse nessa área de trabalho. A metodologia utilizada no curso incluiu aulas teóricas, vídeos e dinâmicas que facilitaram a compreensão e a assimilação do tema.

Entre os principais objetivos do curso estão: tornar os participantes aptos para o exercício do ofício de serviços gerais, oferecer a certificação, que é exigida para muitas vagas de emprego, e contribuir para o acesso dos participantes certificados a essas vagas.

Lívia, professora do curso, explicou que “a qualificação profissional nos dias atuais é um diferencial fundamental para quem se candidata a uma oportunidade de trabalho” e isso certamente inclui os profissionais que atuam em serviços gerais.

Tarefas como organização e limpeza de ambientes de trabalho, controle de materiais e serviços de manutenção são algumas das atribuições desses profissionais, mas que podem variar de acordo com o segmento de empresas cada vez mais diversificado que busca por mão de obra qualificada como hotéis, condomínios, centros comerciais, lojas ou até mesmo residências.

No encerramento do curso, a indígena Yelmely expressou a sua gratidão por receber a oportunidade de aprender como exercer com qualidade um ofício que pode contribuir para a melhoria da qualidade da sua vida e da sua família.

Curso de Serviços Gerais