De questões tributárias a projetos com refugiados em Roraima, ADVentures Law e Fraternidade – Humanitária (FFHI) consolidam parceria

Matheus Puppe

O advogado Matheus Puppe teve contato com a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) em 2018, quando Frei Luciano, depois de uma reunião com Conselheiros do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, a convite da Desembargadora Dra. Therezinha Cazerta, a propósito do Observatório Nacional de Questões Ambientais na qual Dr. Matheus estava presente, entrou em contato para uma conversa inicial. Essa rápida troca de e-mails e mensagens deu início a um relacionamento de amizade que dura até hoje e a uma importante parceria institucional no campo do Direito.

Doutorando com enfoque em Compliance na Faculdade de Direito da Universidade Johann Wolfgang Goethe, em Frankfurt, Dr. Matheus desenvolve suas atividades profissionais entre Alemanha e Brasil, atuando em várias áreas do Direito, entre elas Direito Empresarial e Direito Internacional, além de colaborar com a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Portugal em um trabalho de pesquisa na área de Compliance, o NOVA Compliance Lab.

“O primeiro encontro oficial aconteceu no início de 2019, quando fui a um evento em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, onde pude ver de perto todo o projeto desenvolvido pela Fraternidade — Humanitária (FFHI), suas filiadas, a Comunidade-Luz Figueira, naquela região. Isso só fez a amizade e proximidade aumentar,” lembra o jurista.

E não para por aí. Vários projetos foram desenvolvidos em conjunto entre as partes. A empresa ADVentures Law, uma plataforma de serviços jurídicos em que Matheus é sócio-fundador, compartilha parte de sua história com a Fraternidade — Humanitária (FFHI).

ADVentures Law

A ADVentures Law foi idealizada por uma equipe de formação multidisciplinar, composta por especialistas em Direito, Administração, Contabilidade e Mediação Organizacional.  Juntos, os quatro sócios somam mais de 20 anos de experiência na Advocacia Empresarial e em Gestão de Negócios no Brasil, na Alemanha e em Portugal.

Suas formações e experiências são distintas e complementares. Mas seus sonhos confluem para um mesmo objetivo: trazer o direito para o século XXI. A empresa tem como objetivo colocar a advocacia em uma nova era, tornando-a mais acessível e ágil para as pessoas que dela se beneficiam, com o potencial para a criação de uma advocacia mais simples, funcional, atrativa, de fácil usabilidade e mais eficiente.

Como já sentiram as dores dos possíveis usuários da plataforma – advogados autônomos, escritórios de advocacia, jurídicos internos de empresas já consolidadas e de startups que têm necessidade de práticas jurídicas mais flexíveis – os quatro entenderam que os moldes de contratação e prestação de serviços advocatícios da forma tradicional muitas vezes engessam futuros negócios e não ajudam a economia funcionar como deveria.

Assim, para transformar seus sonhos em realidade, conceberam a  ADVentures Law, uma legaltech pioneira destinada a reformular a prestação de serviços jurídicos no Brasil. A empresa é uma interseção entre três áreas – Direito, Tecnologia e Administração –, e nasceu para trazer as melhores soluções para todos que dela possam utilizar.

O primeiro cliente a desfrutar dos serviços ofertados pela  ADVentures Law foi a Fraternidade — Humanitária (FFHI). Foram oferecidos profissionais qualificados para atender as mais diversas demandas, desde pesquisas para levantamento de provas para um processo, passando pelo direito tributário e até mesmo em seu projeto com os refugiados em Roraima.

Além disso, por meio do trabalho que desenvolve na Universidade Nova de Lisboa, a equipe orientada pelo Dr. Matheus, juntamente com equipe multidisciplinar de missionários voluntários da Fraternidade — Humanitária (FFHI), estão atualizando os procedimentos de Compliance da governança da Fraternidade — Humanitária (FFHI), o que contribui para a busca pelo aperfeiçoamento constante que empreende a instituição.

Em uma viagem a Portugal, Matheus e sua esposa, Amanda Tornovsky, arquiteta e cofundadora da ADVentures Law, tiveram a oportunidade de aprofundar ainda mais os laços de amizade estabelecidos em uma visita a outra das filiadas da Fraternidade – Humanitária (FFHI), a Comunidade-Luz Flor de Lys, na cidade de Fátima.