Diário da Missão Roraima Humanitária – Dia 07/02

Terça, dia 7 de fevereiro

Perla manhã, foi feita a lavagem da parte interna do ginásio do CRI – Centro de Referência ao Imigrante.

Mutirão de limpeza, com recolhimento de todo o lixo, em toda a área externa do CRI.

Atividade de conscientização de reciclagem de papel e plástico com as crianças.

Ainda pela manhã foram realizados atendimentos odontológicos de crianças e adultos e feitos agendamentos para os casos que não podem ser atendidos no CRI.

Foi montado um altar com os elementos da cultura indígena Warao para a realização de uma missa no CRI. Foram colhidas e utilizadas muitas Palmas de Buriti, Palmas de Côco, galhos e folhas.

As palmas foram colocadas no centro do ginásio e trabalhadas pelos indígenas na forma de trançados para serem utilizadas no altar e na parte externa do ginásio.

“Todos foram sendo contagiados por esta energia de alegria e eles sempre ressaltavam que era em homenagem a Virgem de Coromoto”, disse Clara, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Captação de doações de alimentos nos supermercados da cidade de Boa Vista.

Doação de alimentos feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que deve suprir o CRI durante cerca de um mês.

Visita de ex interna da Fazenda Esperança, que fez um relato de sua história para os refugiados sobre a sua luta de mais de 15 anos contra o álcool e as drogas. Os interessados foram convidados a participar de um grupo de tratamento.

“A gente percebeu um grande interesse dos líderes indígenas com o álcool e das jovens que estão com os problemas com drogas. Eles ouviram a história com atenção e depois pediram ajuda”, disse Clara.

Dois irmãos venezuelanos não indígenas que conseguiram emprego na cidade, foram assaltados e perderam todos os documentos. Missionário e membro do Corpo de Bombeiros levaram os irmãos para fazer um boletim de ocorrência.

No período da tarde, um Frei Franciscano realizou a missa no ginásio do CRI, com cânticos em Warao e português. Estiveram presentes na missa o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Amaral, o representante da Defesa Civil Municipal, pastoral da criança e pessoas da sociedade.