MISSÃO BAHIA HUMANITÁRIA

Bandeira BrasilData: fevereiro a abril de 2022
Local: Bahia, Brasil

Devido ao contexto de chuvas ocorridas em dezembro de 2021 no Brasil, sobretudo na região sul da Bahia, o Comitê de Gestão da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) por meio de monitoramento desses acontecimentos que afetaram a vida de milhares de pessoas e também da resposta sendo dada em nível local, estadual e federal, enviou um grupo de servidores humanitários à região com o objetivo de somar esforços com as organizações, dando apoio à continuidade de prestação de auxílio a comunidades atingidas com alto nível de vulnerabilidade e que ainda necessitavam de assistência direta.

Depois de efetivados os contatos e estabelecidas as parcerias com instituições locais, governamentais e não-governamentais, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) definiu as estratégias de atuação nos municípios contemplados, organização de logística e hospedagem.

Para que toda essa logística fosse colocada em prática, o apoio da Rede-Luz Bahia foi imprescindível.

SETORES DE INTERVENÇÂO

  • Psicologia de Emergência e Saúde Mental
  • Educação em Situações de Respostas Humanitárias e Emergências
  • Intervenção em Infraestrutura e Manutenções

MUNICIPIOS CONTEMPLADOS

Itacaré

Foram realizadas ações específicas com a Comunidade Quilombola em parceria com o Conselho Quilombola de Itacaré, a gestão municipal e o Movimento Mecenas da Vida.

Atividades realizadas:

  • Mutirões de pequenos reparos, limpeza, pintura e revitalização de espaços internos e também nas áreas dos plantios nos seus entornos.
  • Atuação com educação de base comunitária orientada à superação dos traumas vivenciados por crianças, adolescentes e adultos durante a fase aguda da emergência, na ocasião das enchentes.
  • Uma equipe de psicólogos trabalhou a escuta, baseada na Psicologia de Emergência.

Itapé e Itajuípe

Atividades realizadas:

Capacitações para rede pública de ensino, servidores da educação, da saúde e da assistência social, capacitações teóricas e práticas baseadas na Psicologia de Emergência; Primeiros Auxílios Psicológicos e Resiliência; Educação em Emergências; Psicohigiene; Psicotraumatologia; Protocolos de Proteção e os Requisitos Mínimos para Educação em Emergência, além de oficinas vivenciais.

Ilhéus

Atividade realizada:

Com apoio do SEBRAE, realizou-se em Ilhéus a Capacitação nos Protocolos Esfera, trabalhando as normas mínimas para atuação em emergências, pós-emergências e também prevenção.

A capacitação reuniu gestores locais e organizações da sociedade civil de cinco municípios – Ilhéus, Canavieiras, Itajuípe, Itabuna e Uruçuca.

Para que toda essa logística fosse colocada em prática, o apoio da Rede-Luz Bahia foi imprescindível.