Equipe conclui primeira missão em Mariana – MG

A equipe de Missionários, Grupo Solar e especialistas em atendimento à animais da Casa Luz da Colina, filiados à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, retornou neste sábado, 28 de novembro, da primeira missão à cidade de Mariana, MG, onde ocorreu a tragédia do rompimento das barragens de uma empresa mineradora, atingindo gravemente a região.

Foram três dias de trabalho de resgate de animais presos na lama. No total cinco animais foram resgatados. Para desatolar quatro animais de grande porte da lama, foram necessárias 10 horas de trabalho ininterrupto. “Levávamos até uma hora para desatolar uma pata do animal”, explica Ricardo Baumgartner, coordenador do grupo. A grande quantidade de lama dificultava muito o trabalho: “é uma lama com metais e resíduos de ferro. Ela seca na superfície, mas embaixo está mole. É uma armadilha para pessoas e animais”, ressalta. Segundo Ricardo, em certos lugares existem grandes bolsões de ar em baixo da lama, aumentando ainda mais o perigo.

O grupo encontrou animais presos, estressados, com falta de água e comida e machucados. Os animais resgatados na região são levados para um galpão onde são tratados. Atualmente estão cerca de 400 animais no local. O grupo ajudou muito na organização deste galpão, ordenando grande quantidade de remédios, rações e materiais de limpeza. “Depois de organizar o galpão, percebemos no dia seguinte que todo o ambiente estava mais harmonizado, refletindo nos animais e nas pessoas, que estavam mais calmos”, explica Ricardo.

A equipe já planeja retornar para a cidade dentro de aproximadamente quinze dias, onde pretende continuar com a ajuda aos animais da região.