Oficinas sobre Higiene e Limpeza

A equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) realiza, desde abril de 2023, uma série de oficinas sobre Higiene e Limpeza com crianças e jovens da Casa da Criança Santa Isabel (CSI) em Luanda, Angola, que se estenderam, desde a promoção de higiene pessoal e saúde, até a confecção de produtos de limpeza, como sabão líquido para roupas e limpeza geral, sabão em pó e em barra, desinfetante e eco-enzima.

“No primeiro momento construímos, conjuntamente com as crianças e os jovens, noções de gestão e organização aos diferentes espaços da Casa da Criança, como estoques de alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, material escolar e brinquedos”, explica a servidora humanitária Madre Teresa.

“A estratégia que utilizamos foi promover a conscientização de crianças e jovens sobre o fato de que a higiene e a limpeza dos ambientes podem trazer benefícios para a saúde física e mental de todos os que participam da vida diária da Casa da Criança”, complementa Madre Teresa.

Estas atividades foram realizadas em sistema de mutirões, com trabalhos grupais colaborativos, e contaram com a participação, tanto do grupo de colaboradores e educadores da Casa da Criança, quanto das crianças e dos jovens.

“Durante as ações também foi construído um ambiente divertido e educativo, trazendo a compreensão de que, no fazer diário, se encontra um mundo cheio de novas descobertas e aprendizados. E assim alguns valores são fortalecidos, como o senso do cuidado com o que recebemos, o lugar correto para cada coisa e o cuidado com o lixo, além da importância do trabalho em equipe”, avalia o servidor humanitário Anderson Santiago.

Geração de renda e sustentabilidade através da produção de sabão

Dando continuidade à capacitação sobre Produtos de Higiene e Limpeza, um grupo de jovens da Casa da Criança Santa Isabel participou de uma oficina de confecção de sabão, a partir da reutilização do óleo de cozinha, em parceria com o Curso de Farmácia da Universidade Jean Piaget de Luanda.

Durante a formação, receberam as primeiras noções sobre a composição do sabão e as corretas proporções dos ingredientes da fórmula, criada pela própria Universidade. Estudaram o conceito de saponização, o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e a importância da organização prévia do material a ser usado.

O coordenador do Curso de Ciências Farmacêuticas e mentor desse projeto, professor Wilson Anilba, juntamente com a professora Judith Bellise, explica que o sabão produzido corretamente pode ser utilizado para a lavagem de roupa e até para a higiene pessoal.

“Além de beneficiar o meio ambiente, evitando o descarte incorreto do óleo, também evita o desperdício de recursos materiais e a proliferação de patologias”, analisa o professor.

Impactos ambientais do descarte incorreto do óleo de cozinha

O óleo de cozinha é altamente poluente e seu descarte incorreto é capaz de gerar uma série de malefícios ao meio ambiente, como a impermeabilização e a contaminação do solo, contribuindo para o aumento das enchentes, o entupimento de redes de esgoto, a poluição dos lençóis freáticos e o comprometimento da base da cadeia alimentar aquática.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, pois as suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos seus cursos, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies.

Ações conjuntas para a sustentabilidade, qualidade de vida e acolhimento

Madre Teresa ressalta a importância da oficina, pois, para ela: “ampliar a sustentabilidade é também garantir a melhoria da qualidade de vida, podendo vir a ser um meio de vida para os jovens, possíveis futuros empreendedores”.

Segundo Madre Teresa, “todos se mostraram muito interessados, tomando nota de cada detalhe explicado pelos professores e finalizaram a aula com a expectativa de poder reproduzir a fórmula na Casa da Criança Santa Isabel”.

“Para nós foi uma alegria poder ajudar a integrar as crianças e jovens da Casa da Criança no meio social, em parceria com a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI). Desejamos que encontrem na Universidade Jean Piaget um outro calor e fazê-los sorrir do ponto de vista da ciência, que é a nossa missão”, finaliza o professor Wilson.

Após a experiência na universidade, um grupo de jovens residentes na CSI segue praticando e produzindo sabão em barra em ritmo semanal, com apoio e supervisão de parte da equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), com base na fórmula compartilhada pela professora Judith Bellise, com apenas três ingredientes, fazendo também novas experiências, com ervas medicinais e chás.