Formação de Formadores Sphere no Leste Europeu

Como fechamento do primeiro ciclo de capacitações nas Normas Humanitárias Esfera no Leste Europeu, desenvolvido através de parceria entre Sphere Association Geneva, Save The Children e Humanitarian Leadership Academy – HLA e Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), ocorreu, de 19 a  23 de junho, na cidade de Varsóvia – Polônia, a Formação de Formadores Sphere (Training of Trainers – ToT), com a participação de trabalhadores humanitários de 5 países da região: Polônia, Ucrânia, Eslováquia, Romênia e Moldávia.

Desde os primeiros workshops realizados nas cidades de Varsóvia Przemysl (fronteira com a Ucrânia), no total, participaram 46 pessoas de diferentes organizações humanitárias e sociais que atuam no contexto da resposta humanitária na Ucrânia e países vizinhos, devido ao conflito existente no país, sendo parte do programa Sphere para essa região, que culminou com a formação de treinadores oficiais em Varsóvia.

Para saber mais sobre o programa Sphere no Leste Europeu, acesse.

O ToT em Varsóvia teve como facilitadora principal a ucraniana Dina Volynets, consultora e treinadora oficial Sphere com mais de quinze anos de experiência no âmbito humanitário na Ucrânia e região. Para Dina, no momento existem muitas organizações locais interessadas no Sphere, por não ser apenas uma ferramenta ou um manual prático, mas para além disso, uma forma de linguagem comum entre as organizações humanitárias, sem ser algo imposto pela comunidade internacional, mas sim, anos de experiência e lições aprendidas de muitas dessas organizações, sendo dessa forma uma oportunidade dos próprios ucranianos serem mais eficazes e cometerem menos erros na resposta dada atualmente no país.

A Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) contou com a participação dos servidores humanitários Gabriel Godoy Cyrilo Ricardo Treno como co-facilitadores do ToT. Além de colaborarem diretamente com a organização do treinamento, ambos se tornaram treinadores oficiais na plataforma global do Sphere. Além disso, a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI foi responsável pela parte de comunicação do evento, realizando um minidocumentário com a experiência de alguns dos participantes, que poderá ser visualizado no final da matéria.

Ricardo Treno explica que, desde que a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) teve contato com as Normas Humanitárias contidas no Manual Esfera, a organização passou a atuar na sua implementação prática nas missões humanitárias e, ao mesmo tempo, através de capacitações. Ricardo também enfatiza a importância dos treinamentos Sphere na região do Leste Europeu, onde os participantes serão capazes de levar o conhecimento adquirido e disseminá-lo entre outros colegas de trabalho, melhorando a qualidade das respostas humanitárias onde atuam, sobretudo derivadas da guerra na Ucrânia e suas consequências na região.

Para Gabriel, o ToT é parte culminante de um processo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano entre Associação Sphere Genebra, Save the Children – HLA e FMHI, sendo um dos principais treinamentos realizados na região, parte do Programa Sphere para a Ucrânia e Leste Europeu, ampliando a conscientização dos participantes e suas capacidades como formadores e disseminadores dos padrões humanitários nessa região.

Além da revisão de conceitos e conteúdos, contidos principalmente nos capítulos técnicos do Manual Esfera, a formação de formadores focou, sobretudo, em tópicos relevantes para a preparação dos participantes como futuros treinadores, como por exemplo, princípios de aprendizagem de adultos, metodologias online e presenciais, treinamentos em desenvolvimento e em situações de emergências, importância de avaliação e como dar-receber feedbacks, além de outras ferramentas práticas de aprendizado, como os Activity Cards Sphere. Os participantes também realizaram preparações de sessões, cenários e apresentações de conteúdos que foram avaliadas pelos facilitadores.

Amanda Moraes, Network and Membership Manager Sphere Geneva, compartilhou que foi uma experiência única para ela a participação no ToT, por trabalhar diretamente com 71 pontos focais Sphere em todo mundo, sendo a oportunidade de conhecer alguns deles pessoalmente. Além do conhecimento prático adquirido, compartilhou a importância do aprendizado e construção conjunta gerados pelo ToT, sobretudo no atual contexto da região, possibilitando aos trabalhadores humanitários maior preparação, engajamento e confiança para lidar com a resposta onde estão atualmente, seguindo a base de tudo, que é a garantia da dignidade humana.

Como reflexão final, Dina mencionou a importância do programa na região, proporcionando ao mesmo tempo a melhoria na qualidade dos serviços prestados às populações afetadas e o entendimento, por parte dos atores humanitários locais, sobre um dos mais importantes princípios de proteção, que é o de não causar danos, uma vez que muitas organizações voluntárias que se encontram engajadas na resposta, frequentemente estão com muito boa vontade, porém, sem o devido preparo. Enfatizou, assim, a importância da formação dessa rede de treinadores Sphere na região, atuando com os trabalhadores humanitárias de campo que estão lidando diretamente com as pessoas afetadas.

A perspectiva é de que o grupo de treinadores formados através do ToT siga se reunindo de forma virtual para o prosseguimento de trocas de experiências e o fortalecimento da rede local de treinadores Sphere, além de estudarem conjuntamente a continuidade de ações na Ucrânia, na Polônia e demais países dessa região.

Assista aos vídeos dos Workshops e ToT realizados na Polônia, produzidos pela equipe de comunicação da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI):

I Workshop Sphere em Varsóvia – 13 a 15 de fevereiro de 2023

https://www.youtube.com/watch?v=PzAcYR-zXuc

II Workshop Sphere em Przemyśl – 23 a 25 de maio de 2023

https://www.youtube.com/watch?v=rLancYCQAeQ

ToT Sphere – Varsóvia – 19 a 23 de junho de 2023

https://www.youtube.com/watch?v=lyVVquAbSLQ