Dia Mundial Humanitário – 2023

Criado para agraciar as pessoas que dedicam suas vidas ao serviço aos outros e na defesa de causas humanitárias, o Dia Mundial Humanitário, celebrado em 19 de agosto, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2008.

São grandes os desafios enfrentados diariamente por milhares de profissionais e servidores voluntários, cujas ações trazem verdadeiro impacto às pessoas por eles atendidas. Ao entregarem cuidados de saúde e educação, alimentos e água, abrigo e proteção, estão entregando mais do que ajuda humanitária, levam também esperança.

Segundo a ONU, o número de pessoas que precisam de assistência humanitária nunca foi tão alto quanto nos tempos atuais, 1 em cada 33 pessoas em todo o planeta precisa de assistência humanitária por causa dos conflitos, das mudanças climáticas, das doenças endêmicas, da pobreza, da fome e de níveis sem precedentes de deslocamentos forçados.

Atuação da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI)

Desde 2011, os servidores humanitários voluntários da  Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) atuam em missões nacionais e internacionais, em países como Angola, Argentina, Egito, Colômbia, Etiópia, Chile, Grécia, Ruanda, Nepal, Turquia, Nicarágua, Uruguai, Líbano e Paraguai, além do Brasil.

Com dedicação constante, imbuídos do propósito de fazer o bem, esses servidores humanitários voluntários atuam de forma neutra, genuína e transparente e são integralmente dedicados a servir à agenda humanitária global onde quer que a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) venha a intervir.

Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) desenvolve projetos junto às comunidades locais e atores que já desempenham um papel nas respostas locais e sociais.  Atua em diferentes fases das crises humanitárias, com foco na negociação e no diálogo para melhorar as condições de vida e atender às populações afetadas. Atua por meio dos seguintes Setores de Intervenção:

  • Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias com abordagem de superação de traumas;
  • Articulação em gestão, diálogo e negociação humanitária visando soluções duradouras e elaboração de estratégia;
  • Construção conjunta de Soluções Duradouras, localizadas, e de Meios de Vida;
  • Iniciativas em agroecologia baseadas em experiências de mais de trinta anos, adaptadas a contextos locais;
  • Segurança alimentar, especialmente na otimização de produtos colhidos e elaboração de composições nutritivas baseadas nos recursos de cada local de intervenção;
  •  Capacitação Humanitária nos protocolos definidos no Manual Esfera;
  • Coordenação e Gestão de Campo de Refugiados (“Camp Coordination and Camp Management” – CCCM).

Os servidores humanitários voluntários

Com inestimável contribuição em favor das vítimas de crises humanitárias, os servidores humanitários voluntários da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) atuam em diferentes regiões do planeta.

Em diferentes situações, os servidores humanitários voluntários buscam construir um diálogo com comunidades e organizações locais para conhecer pontuais demandas e avaliar, em conjunto com estas, como a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) pode unir esforços no âmbito de seus Setores de Intervenção e contribuir na construção de soluções duradouras, que garantam gradual integração e autonomia das populações afetadas.

“Como é de costume da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), buscamos sempre somar esforços com outras organizações que já estejam atuando, para que possamos compreender melhor o contexto e nos juntarmos a essas organizações e, dessa forma, podermos chegar às pessoas que mais necessitam”, explica a servidora humanitária voluntária Aajhmaná.

Aajhmaná já atuou em diversas missões realizadas pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), incluindo as mais recentes, como a Missão Turquia Humanitária que, no período de 21 de março a 6 de maio prestou assistência às vítimas do terremoto que atingiu duramente aquele país e região. Atualmente, está servindo na Missão Angola que, desde 2022, está desenvolvendo projetos em quatro Setores de Intervenção: Meios de Vida e Soluções Duradouras, Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias, Segurança Alimentar e Capacitação Humanitária.

“Acredito que, depois de toda a experiência que vivemos aqui na Missão Turquia, o maior aprendizado é sobre a resiliência humana. Eu acho que é um ponto essencial, a resiliência e a solidariedade que nos foram mostradas essa missão”, avalia a servidora humanitária.

Imer faz parte do primeiro grupo de servidores humanitários voluntários criado pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) e já atuou em dezenas de missões em todo o mundo. Recentemente, atuou na Missão Roraima Humanitária, criada para contribuir na resposta à crise migratória venezuelana, e também na Missão Turquia Humanitária.

O servidor humanitário destaca que “a experiência das missões também vai nos dando essa percepção de saber chegar ao ser humano, que transcende toda essa parte cultural, porque ali onde nos encontramos como seres humanos, mesmo tendo diferenças, somos similares, somos iguais”, pontua Imer.

Uma tarefa para todos

“ Durante a Missão Turquia, percebemos que não era fácil para ninguém: para quem tinha perdido tudo, para quem estava ajudando, até mesmo para pessoas com as quais nada havia acontecido, que não tinham perdido suas casas, seus familiares, que tiveram a sorte de não ter acontecido com elas, mas com quem estava ao seu lado, sim”, pontua Imer.

As experiências relatadas por Imer e Aajhmaná acentuam o fato de que todos podem contribuir com uma missão humanitária, basta estar imbuído de solidariedade e amor ao próximo. O trabalho humanitário é uma tarefa de todos para apoiar a todos.

Atender às enormes necessidades das vítimas de desastres e conflitos pelo mundo envolve muitas ações de pessoas que estão próximas ou distantes geograficamente, seja por meio de doações, dedicação ou trabalho de instituições e governos; o importante é que se construa uma rede de solidariedade e cuidado com aqueles que mais necessitam.

O objetivo da ação humanitária instituída pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) é fazer o bem, promover a paz, atuando com neutralidade, imparcialidade e independência, respeitando a manifestação e a expressão cultural dos diferentes povos.

A Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) reitera sua gratidão aos trabalhadores e servidores humanitários voluntários que, com amor, dedicação e respeito, se esforçam para tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Conheça as missões realizadas pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI). Acesse: www.missoeshumanitarias.org