Workshop Esfera em Varsóvia, Polônia

Como ponto focal das Normas Humanitárias Esfera no Brasil e em Portugal, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), por meio de seus servidores humanitários, foi convidada a participar de uma série de três workshops sobre o Manual Esfera em Varsóvia, Polônia, no primeiro semestre deste ano.

O primeiro workshop aconteceu entre os dias 13 e 15 de fevereiro, no Centrum Szkoleniowe Wspólna, e foi realizado em cooperação entre Sphere Association, Save the Children International Poland, Humanitarian Leadership Academy e Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI). O evento foi destinado a atores sociais e humanitários da Polônia que atuam, principalmente, na resposta humanitária dada aos ucranianos.

Os objetivos do workshop incluíram aumentar a conscientização e o uso de abordagens e padrões Esfera pelos atores humanitários na Polônia e reunir diferentes atores para uma experiência de aprendizagem em grupo.

A programação

No primeiro dia do workshop, o foco esteve na apresentação e aprofundamento dos capítulos fundamentais do Manual Esfera, como a Carta Humanitária, que é a pedra angular do Manual e os princípios de proteção.

No segundo dia, foram introduzidos os capítulos técnicos, através de dinâmicas, exercícios práticos, simulações e estudos de caso, proporcionando o aprofundamento nas normas mínimas em setores essenciais da resposta humanitária, como WASH (Água, Saneamento e Promoção da Higiene), Segurança Alimentar e Nutrição, Alojamento e Assentamento e Coordenação e Gestão de Acampamentos (CCCM).

No terceiro e último dia de workshop, o evento seguiu com a introdução de temas relevantes do Manual, como o capítulo técnico de Saúde e a Norma Humanitária Essencial – referência no tema da qualidade e prestação de contas na resposta humanitária. E então foi finalizado com uma simulação final em grupo, que envolveu todos os temas aprendidos sobre o Manual Esfera ao longo do evento.

De acordo com os servidores humanitários da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), esse primeiro workshop potencializou a interação e a troca de conhecimentos entre os participantes e reforçou a importância do Manual Esfera enquanto base referencial do trabalho humanitário em diferentes contextos, nos diversos países em que é aplicado.

Gabriel Cyrilo, um dos facilitadores do Wokshop, explica que teve a oportunidade de apresentar, em algumas sessões, a experiência prática que a Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) desenvolveu nos temas de Alojamento e Assentamento, WASH (Água, Saneamento e Higiene) e Coordenação e Gestão de Acampamentos (CCCM), através da Missão Roraima Humanitária, que atua na assistência humanitária a indígenas venezuelanos migrantes e refugiados no estado de Roraima, Brasil.

A troca de experiências

Para a gerente de Aprendizagem e Eventos das Normas Esfera, Felicity Fallon, os três dias de workshop foram plenos de aprendizagens, trocas, boas práticas estudos de casos e análises de cenários. O mais interessante, segundo ela, foi a participação de todos, e que poloneses e ucranianos puderam encontrar ferramentas e informações nas Normas Esfera que serão úteis ao seu contexto de atuação e poderão ser usadas a partir de agora.

Katarzyna Bryczkowska, especialista em soluções de aprendizagem da Humanitarian Leadership Academy/Save The Children, afirmou que o workshop foi muito importante, porque ainda existiam poucas informações sobre o Manual Esfera na Polônia e, para os atores humanitários da Polônia, é importante ter acesso a essas informações, pois assim, vão se preparando para atuar em situações de emergência e respostas humanitárias.

A psicóloga da Escola Ucraniana em Varsóvia e refugiada ucraniana, Olena Kuznetsova, destacou que conhecer as experiências de outros países foi muito interessante, principalmente por ser ucraniana e estar vivendo na Polônia, mas ela reconhece que não é assim em muitos outros países, como a Turquia e a Síria.

Joanna Papis, gestora de programa da resposta à Ucrânia da Polish Humanitarian Action, diz que ver essa realidade sob a perspectiva mundial a ajuda, bem como aos demais participantes, a abrir os olhos e ter maior alcance sobre as demais realidades. Ela pontua que gostaria muito de ter tido acesso a esse conhecimento em fevereiro e março de 2022, “quando a chegada na Polônia de ucranianos vítimas da guerra se intensificou e nós estávamos iniciando a resposta humanitária a essa situação”. 

“Foi um momento extremamente rico. Nós aprendemos muito com os participantes. Sabemos que essa situação, infelizmente, ainda não acabou, mas, no futuro, todos poderão trabalhar com as Normas Esfera”, afirmou a gerente sênior de Políticas e Práticas de Normas Esfera, Aninia Nadig.

Saiba mais sobre a atuação da Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) em diversas situações de emergências e respostas humanitárias.


Conheça a aplicação prática do Manual Esfera realizada pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI).