II Workshop Esfera na Polônia

Pessoas no centro das respostas humanitárias, olhando não apenas para suas necessidades, mas também para suas capacidades. Esta foi uma das tônicas durante os três dias de Workshop Esfera, em Przemyśl – Polônia, em continuidade ao ciclo de capacitações nas normas humanitárias realizadas em cooperação entre Save the Children Poland | Humanitarian Leadership Academy (HLA), Sphere Association e Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI).

O encontro ocorreu de 23 a 25 de maio de 2023, contando com a participação de cerca de 20 atores sociais e humanitários de organizações de quatro países do Leste Europeu: Polônia, Ucrânia, Moldávia e Romênia, além de representante da comunidade Roma – comunidade cigana, minoria étnica com o maior número de representantes na Europa -, todos envolvidos, direta e indiretamente, na resposta humanitária dada aos ucranianos que fogem de seu país em consequência da guerra.

Uma característica marcante, desta vez, foi o local onde ocorreu o treinamento em Przemyśl, no prédio da União dos Ucranianos na Polônia, localizado próximo à fronteira entre Polônia e Ucrânia. Segundo Higor Horków, presidente da Associação em Przemyśl, antes do início da guerra no ano passado, a organização trabalhava, principalmente, com atividades culturais e no diálogo polaco-ucraniano, porém, após o início do conflito, tiveram que adaptar todas as atividades, voltando totalmente o foco ao trabalho humanitário, acolhendo, desde então, mais de cinco mil pessoas no local onde foi realizado o Workshop, tornando-se um dos principais pontos de ajuda aos ucranianos.

Para Gabriel Cyrilo, servidor humanitário voluntário e um dos facilitadores do Workshop pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI), “a capacitação buscou fornecer informações não somente teóricas, mas também proporcionar um mergulho profundo no conteúdo, visando um real aprendizado e impulsionando as melhorias na abordagem das atividades realizadas atualmente pelos participantes, buscando a aplicação prática do conhecimento adquirido durante o treinamento”.

A equipe de facilitadores promoveu reflexões sobre questões fundamentais nas respostas humanitárias, sobretudo em relação às pessoas afetadas estarem, de forma ativa, no centro dos processos e tomadas de decisões. Aprofundaram na história do Manual Esfera, assim como na importância da adesão e monitoramento para que se cumpram os princípios do Código de Conduta da Cruz Vermelha Internacional e da Carta Humanitária, contidos no Manual, como garantia aos direitos e à dignidade das pessoas afetadas, com qualidade moral e técnica nos diferentes contextos de crises humanitárias.

Axel Schmidt, facilitador líder e atualmente coordenador de emergências da organização alemã Arbeiter-Samariter-Bund (ASB), comentou sobre a importância da realização do treinamento nesse local, onde ainda segue ocorrendo acolhimento e apoio aos ucranianos, simultaneamente ao Workshop, compartilhando exemplo de participantes que necessitaram se ausentar para atender pessoas que estavam recém-chegando da fronteira. Para ele, é muito importante o treinamento do Manual Esfera nesse contexto, pois realmente “possibilita a entrega nas mãos das pessoas, de forma simples, mas não simplista, de orientações precisas, através de um conjunto de boas práticas de 25 anos de respostas humanitárias pelo mundo”.

Foram apresentados estudos de caso e cenários, os Capítulos Essenciais e Técnicos do Manual Esfera com foco em Alojamento e Assentamento, criando ambientes seguros de trocas de experiências. Através de metodologia dinâmica, apostou-se na interação e contato direto entre os participantes e o Manual Esfera, aproximando a teoria com a prática diária das organizações.

Um dos participantes, Bogdan Andrei, coordenador regional da organização Kindernothife, trouxe a importância do treinamento para seu desenvolvimento como ator humanitário, pois, segundo ele, “a participação presencial possibilitou ampliar seu conhecimento acerca da abordagem do Manual Esfera, tendo como intenção seguir aprofundando no conteúdo com intuito de se tornar treinador Esfera, com objetivo de disseminar seu conhecimento e boas práticas em países como Moldávia e Roménia”.

Além disso, foram realizadas diversas apresentações, interações e compartilhamento de experiências sobre os Princípios de Proteção, WASH – Água, Saneamento e Promoção de Higiene e Envolvimento Comunitário. A participação da comunidade foi avaliada como crucial, pois permite que se tenha uma compreensão das necessidades, prioridades e capacidades de enfrentamento da população afetada e indicam se as respostas estão sendo apropriadas ou precisam ser ajustadas. Para o encerramento, abordaram a importância do acesso a serviços de Saúde Mental, tanto para trabalhadores humanitários como para pessoas afetadas.

Como ponto focal das Normas Humanitárias Esfera no Brasil e em Portugal, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) será a co-facilitadora de um novo treinamento, que acontecerá em junho deste ano, novamente em Varsóvia, Polônia, dessa vez com foco na formação de formadores, sendo o terceiro encontro deste ciclo inicial de capacitações nas Normas Humanitárias Esfera, em cooperação com Save the Children Poland | Humanitarian Leadership Academy (HLA), Sphere Association.

Para mais informações sobre o primeiro Workshop realizado em fevereiro deste ano, em Varsóvia, acesse:

Workshop Esfera em Varsóvia, Polônia

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=PzAcYR-zXuc