Filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) recebem formação sobre as Normas Humanitárias Esfera

Diante da necessidade das Comunidades-LuzNúcleos-Luz e monastérios da Ordem Graça Misericórdia, de estarem melhor preparados para lidar com um cenário de crise prolongada, enquanto espaços físicos, o Setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), por meio do Setor de Intervenção Capacitação Humanitária, desenvolveu e aplicou a formação sobre as Normas Humanitárias Esfera para essas filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

A formação abordou os principais capítulos do Manual Esfera: Carta Humanitária, Código de Conduta & Princípios de Proteção, Norma Humanitária Essencial, WASH, Segurança Alimentar e Nutrição, Alojamento e Assentamento, Saúde e Esfera em Cenários Urbanos.

Centro Mariano Santuário da Criação – Camboriú/Brasil

Ricardo Treno, focalizador da formação, explica que “os participantes deverão elaborar um plano de emergência real, adaptado às particularidades de cada espaço, tarefa para a qual receberão o acompanhamento dos Setores de Intervenção Capacitação Humanitária e de T&D”. Ricardo complementa: “o formato da capacitação está vinculado às normas essenciais e simulações práticas que fornecerão os elementos necessários à elaboração do plano.”

Cláudia, servidora humanitária, membro estável da Comunidade-Luz Flor do Sagrado Tepui de Roraima, relata: “a partir dos conhecimentos adquiridos, poderemos organizar um plano de ação nas Comunidades-Luz e Núcleos-Luz para que, havendo a necessidade de atuar numa crise, não sejamos pegos desprevenidos”.

Ainda sobre a metodologia utilizada, Ricardo Treno pontua que “numa primeira instância, o grupo será avaliado no conteúdo das cinco sessões de gestão de emergências e desastres, que será disponibilizado via Sistema UNE. Paralelamente, a coordenação de cada Comunidade-Luz e Núcleo-Luz organizará suas equipes, que irão focalizar todo o restante do processo junto aos demais integrantes dos grupos”.

Prontidão diante das mudanças

Diante das iminentes mudanças planetárias, Clarissa, residente da Comunidade-Luz Figueira, localizada em Carmo da Cachoeira-MG, avalia que “a formação mostra uma referência de como podemos nos preparar para dar uma resposta mais adequada e de maior ajuda a quem necessitar em uma situação de emergência. Por ser atualizado constantemente, com base nas experiências vividas, o Manual Esfera nos dá segurança na ação e reduz o caminho na construção de soluções, evitando articulações precárias entre os diversos assuntos e equipes”.

“Ao entrarmos em contato com as Normas Humanitárias Esfera, nos sentimos mais preparados e mais seguros para agir em situações emergentes e desconhecidas que esses tempos planetários poderão exigir de todos nós. Compreender as necessidades básicas dos seres humanos nos guia para um atendimento mais digno e fraterno”, pontua Cláudia.

Comunidade-Luz Figueira – Carmo da Cachoeira – MG/Brasil

Conhecimento técnico

Os Capítulos Essenciais e Técnicos do Manual Esfera têm o foco em Alojamento e Assentamento, Princípios de Proteção, Abastecimento de Água, Saneamento e Promoção de Higiene (WASH, sigla em inglês), Envolvimento Comunitário, entre outros, e contribuem para aprofundar os saberes sobre o direito à vida com dignidade, o direito à ajuda humanitária e o direito à proteção e à segurança.

Frei Jonás, servidor humanitário, destaca o quanto os conhecimentos técnicos adquiridos durante a formação são essenciais para a atuação em situações de emergências e respostas humanitárias. Segundo o frei, as normas e padrões internacionais orientam, por exemplo, sobre “como devem ser escolhidos e construídos os locais de abrigamento para atender as necessidades das pessoas que vêm solicitar abrigo”.

“Quando tive a oportunidade de servir nos abrigos de acolhimento a indígenas migrantes e refugiados venezuelanos em Roraima, o que mais me tocou foi a grande necessidade das pessoas de reconstruir as suas vidas, em todos os sentidos, depois de se verem forçadas a abandonar o seu país”.

Madre Maria de Jesús, coordenadora do Núcleo-Luz Sagrada Casa de Maria, Mãe Paulista, localizado em Carapicuíba – SP, ressalta a relevância dos conhecimentos adquiridos sobre WASH, principalmente por ser a água um elemento essencial à manutenção da vida no planeta, pois é “ fonte de Vida, de Saúde e de Bem-Estar”.

Núcleo-Luz Sagrada Casa de Maria, Mãe Paulista – SP/Brasil

“As soluções alternativas, apresentadas pelos facilitadores da formação, para temas como abrigamento e alimentação para um grande número de pessoas, despertaram a atenção dos integrantes da Comunidade-Luz Figueira,  especialmente as soluções rápidas e eficazes para hospedagem em containers e a utilização da farinha multimistura e dos alimentos desidratados para tratar questões ligadas à desnutrição”, conta Clarissa.

Cuidado com o meio ambiente

 “Interessante observar que as Normas Esfera atendem não somente aos seres humanos, mas também levam em conta a sustentabilidade ambiental, considerando pontos que ajudam a mitigar os impactos que uma crise pode causar no ambiente, e esse ponto nos trouxe uma identificação com os propósitos que já vivemos há mais de 30 anos nas Comunidades-Luz e Núcleos-Luz”, destaca Cláudia.

Comunidade-Luz Nova Terra – RJ/Brasil

Dedicação

“A dedicação de todos que elaboraram esse projeto de forma detalhada – em meio a tanta adversidade – mas sempre primando pela preservação da vida e resguardando a essência e a diversidade dos seres humanos para que todos sejam aceitos de forma digna e fraternal, é o que mais chamou a minha atenção”, avalia Madre Maria de Jesús.

Para Maria do Carmo, que atualmente vive nas Terras do Sol, área da Comunidade-Luz Figueira, “os facilitadores da formação apresentaram o conteúdo com profundidade e profissionalismo, frutos das experiências vividas nas diversas missões humanitárias realizadas pela Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) em diferentes regiões do planeta”.

Núcleo-Luz – Belo Horizonte – MG/Brasil

Unidade

Através da formação, “também pudemos perceber a integração dos componentes das Comunidades-Luz e Núcleos-Luz promovida pela unidade da meta, por servirmos aos mesmos propósitos, que são o bem comum, o serviço abnegado e, agora, o serviço humanitário pensado para dentro das Comunidades-Luz, algo inovador para o ritmo diário que vivemos”, enfatiza a servidora humanitária Cláudia.

“A formação mostra o quanto é necessário estarmos organizados e articulados, ao mesmo tempo com o coração aberto para unir o conhecimento técnico com a sustentação emocional da situação. Ter um repertório de respostas ajuda a manter o equilíbrio e o discernimento numa situação crítica; as pessoas sentem-se seguras, e podemos responder de forma mais eficaz. Fazendo a nossa parte, a ajuda estará sempre presente”, finaliza Clarissa.

Núcleo-Luz sagrados Reinos – Brasília/Brasil