Formação em Empreendedorismo Social

Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), por meio do Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI), participou do curso de formação continuada em Empreendedorismo Social promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) – Campus Amajari.

Destinado a jovens indígenas vinculados à Coordenação Estadual da Juventude – Núcleo da Juventude do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o curso teve como tema “Rota do Empreendedorismo e Implantação de Banco de Sementes Crioulas”, e ocorreu no período de 16 a 26 de novembro.

A participação do CCFI aconteceu no dia 21 de novembro, com oito horas de duração, e foi realizado em conjunto com a Associação dos Migrantes Indígenas Roraimö (AMIR), envolvendo 65 jovens das etnias Macuxi, Ye’kwana, Wapichana e Taurepang.

Os servidores humanitários do CCFI abordaram temas referentes à coletividade, orientação vocacional, empreendedorismo, associativismo e gestão de projetos, integrando dinâmicas, jogos, apresentações e conversações. Durante a atividade, foi desenvolvida a fase Acolhimento do Programa de Formação Continuada para o Desenvolvimento (PFCD), com as etapas O Indivíduo (autoconhecimento e orientação vocacional) e O Coletivo (cidadania e cooperação). Também foi apresentada a rota Arintak de Empreendedorismo, com identificação de passos significativos para a consolidação de empreendimentos individuais e coletivos.

A AMIR, por meio de palestras, dinâmicas e diálogos, trouxe a temática da formação de lideranças indígenas, abrangendo conceitos, princípios, características e hábitos de lideranças indígenas na atualidade, relacionando com a relevância do empreendedorismo e da promoção de soberania alimentar por meio da agroecologia.

De acordo com os integrantes da formação “a atividade proporcionou interessantes reflexões, com a participação ativa e a manifestação das motivações de jovens lideranças indígenas, que partilharam seus conhecimentos e demonstraram interesse nos temas apresentados e discutidos. Além disso, consolidou mais um importante passo para o trabalho conjunto que está sendo desenvolvido entre a Fraternidade – Humanitária (FFHI), AMIR e IFRR”, afirmam.