Formação em Saúde Mental e Apoio Psicossocial

Duas servidoras humanitárias da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) participaram do curso Mecanismos de Coordenação em Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS), ofertado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), agência que atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

Entre os objetivos do curso estão: reunir e facilitar a colaboração entre diversos atores que atuam na resposta operacional às emergências humanitárias e desenvolvem ações de saúde mental e apoio psicossocial, em nível local e nacional; e prover suporte técnico às organizações participantes, em linha com as diretrizes e os princípios que informam a abordagem em saúde mental e apoio psicossocial em contextos humanitários.

De acordo com as participantes, Madre Teresa e Irmã Maria de Lourdes, “foi um curso de elevado nível de conhecimento que contou com a participação de diferentes organizações, de diferentes regiões do Brasil, que estão de alguma maneira vinculados às respostas humanitárias e teve ótimos palestrantes e facilitadores”.

Realizado na modalidade on-line, o curso disponibilizou, segundo as servidoras humanitárias, “materiais muito úteis na elaboração de projetos”. Nos encontros finais, foi solicitada a produção de um trabalho de conclusão do curso que Madre Teresa e Irmã Maria de Lourdes realizaram conjuntamente com dois colegas da Organização Médicos Sem Fronteiras, que atuam em Pacaraima, Roraima, com a população indígena migrante e refugiada.

O grupo formado durante a capacitação foi mantido como uma Rede Colaborativa em Saúde Mental e Apoio Psicossocial que tem como objetivo trocar informações, possibilidades de intervenção na área e oferecer apoio para grupos que estejam realizando intervenções de resposta humanitária em SMAPS. 

Formação em Saúde Mental e Apoio Psicossocial