Fraternidade – Missões Humanitárias (FMHI) oferece Oficina de Multimistura em Luanda, Angola

A Oficina de Multimistura oferecida pela Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) aconteceu no dia 28 de julho de 2022 na sede da Caritas de Luanda, Angola, e foi ministrada pela Madre Maria del Huerto. Contou com a participação de 35 pessoas, entre elas representantes da Universidade Piaget e do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde (INPS) do Ministério da Saúde, membros da diretoria e funcionários da Caritas além de líderes comunitários e voluntários de diversas paróquias de Luanda e outros profissionais da área de saúde.

Oficina de Multimistura em Luanda

O trabalho durou 6 horas e foi dividido em duas etapas:

  • Primeiro foi ministrada uma aula teórica com a descrição do valor nutricional de cada componente da multimistura – farinha de milho, farelo de trigo, amendoim, sementes de gergelim, sementes de abóbora e folha de mandioca –, a narração da sua história, desde sua criação e a explanação de seus usos atuais, de acordo com a necessidade.
  • A segunda etapa do trabalho foi a experiência prática da elaboração da multimistura, com a participação de todos. O grupo aprendeu a identificar o ponto certo da tostagem e da moagem de cada alimento e a elaborar a mistura. Cada etapa foi realizada com a máxima atenção dos participantes e com muita alegria. Durante o processo, foi reforçada a importância da higiene na manipulação dos alimentos.

Houve também a oportunidade de conversar sobre a importância do Imbondeiro, árvore nativa da África cujo fruto apresenta não apenas valores nutricionais de grande importância para sanar a desnutrição como também uma grande quantidade de princípios ativos para a cura de diferentes doenças. A partir dessas informações, foi elaborada a farinha de múcua (fruto do Imbondeiro), que pode ser utilizada como complemento alimentar.

Foram apresentados diferentes tipos de plantas nativas de Angola com potencial para desenvolver novos preparados concentrados, e se propôs para o grupo a pesquisa de outros alimentos que possam compor a farinha de múcua, desenvolvendo assim um novo complemento vegetal e abrindo portas para a pesquisa de novos recursos para auxiliar no combate à desnutrição infantil no país.

Ao final do trabalho, o grupo também aprendeu sobre princípios básicos de colheita, secagem e estocagem de ervas para utilização nos preparados alimentares.

A história da multimistura, um alimento alternativo no combate à desnutrição infantil

Enfrentando a limitação de recursos para alimentação das crianças, a médica pediatra e nutróloga, Dra. Clara Takaki Brandão revolucionou a nutrição infantil brasileira com a criação da farinha multimistura.

Ao visitar uma plantação de pimenta-do-reino notou a presença de um certo farelo junto a cada pimenteira; indagando aos agricultores, descobriu que se tratava de farelo de arroz, produto então utilizado com o fito de estimular o crescimento das plantas.

Empolgada com a descoberta, Dra. Clara estudou os componentes nutricionais do farelo de arroz, encontrando ali uma potencial fonte de minerais. Introduziu o produto no cardápio das creches e, em pouco tempo, observou uma importante redução dos casos de diarreia nas crianças.

Ao farelo de arroz, adicionou outros farelos e pós de folhas ricas em minerais e vitaminas: assim nasceu a farinha multimistura, ou simplesmente “multimistura”, composta por 70% de farelo de arroz ou trigo, 15% de pó de folhas de mandioca e 15% de pó de sementes (gergelim ou abóbora). 

Usando cardápios enriquecidos com multimistura, observou-se que, em quatro meses, as crianças se recuperavam. Os resultados obtidos foram apresentados em congressos e seminários de Pediatria, Enfermagem e Nutrição até que, em 1983, Dra. Clara foi agraciada pela Sociedade Brasileira de Pediatria com o prêmio Álvaro Bahia de melhor trabalho contra a mortalidade infantil.

No artigo “Alimentação Alternativa”, Dra Clara explica que a qualidade do alimento está ligada à variedade, ou seja: seria mais nutritivo usar menor quantidade e maior variedade de alimentos, do que muita quantidade e pouca variedade. Segundo a autora, os produtos utilizados na multimistura poderiam variar de região para região, mas deveriam ter alto valor nutritivo, baixo custo, bom paladar e produção regionalizada. 

O sucesso de Dra. Clara Brandão no combate à desnutrição de crianças e até adultos levaram a Pastoral da Criança – organização social vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – a aderir à fórmula preconizada pela médica. Em 1985, a Pastoral começou a ensinar às mães de família e às lideranças comunitárias o que ficou conhecido por “Alimentação Alternativa”, que consistia em acrescer à alimentação diária uma mistura feita com farinhas e cereais, farelo de trigo e de arroz e um pó de folhas verde-escuras, de sementes e de cascas de ovos.  Em pouco tempo, a fundadora da Pastoral, a médica sanitarista Zilda Arns, percorria o país e o mundo difundindo as vantagens dessa mistura que, a despeito do baixo custo, era capaz de recuperar os casos mais graves de desnutrição.

Tais características levaram seu programa de orientação alimentar contra a desnutrição a uma rápida disseminação por todo o país: além da Pastoral da Criança, também o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, o Programa de Saúde da Família – PSF, a Cáritas, a Emater, a Indagro, a Caravana da Vida, alguns governos estaduais, muitos governos municipais e inúmeras ONGs passaram a utilizá-lo em suas ações de cidadania. O programa alcançou, ainda, cerca de 15 países da América Latina, África e Ásia.

Cartilha Multimistura está sendo disponibilizada como forma de incentivar a disseminação desse precioso complemento alimentar, nestes tempos em que a fome e a má nutrição são grandes responsáveis pela morte e pela debilidade na saúde de grande parte da população de nosso planeta, como consequência da pobreza, da desigualdade social, dos conflitos armados e das crises climáticas.

Cartilha multimistura