Uma turma de 25 indígenas das etnias Wayú, Warao, Taurepang e Kariña receberam certificação em Técnicas de Manicure e Pedicure no Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) em Boa Vista, Roraima.
O curso foi ofertado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), através do CCFI, em colaboração com Visão Mundial e Inspire Rebeca. A formação aconteceu de 13 a 24 de março, no formato presencial, e incluiu elementos teóricos e práticos, abrangendo tanto iniciantes na área como pessoas com experiência prévia.
Além das técnicas de embelezamento, cuidados e tratamento das mãos e pés dos clientes e técnicas de esmaltação e decoração de unhas, também foram repassadas aos participantes diversas técnicas de organização do espaço de trabalho, normas de biossegurança, apresentação pessoal, atendimento ao cliente, planejamento e precificação.
Mercado brasileiro
O Brasil possui um mercado com alto crescimento no ramo de manicure e pedicure e está em constante inovação. Apresenta um ótimo custo/benefício, com flexibilização de horários, boa rentabilidade e a possibilidade de empregabilidade ou a construção de clientela própria.
Segundo a instrutora Keylla Alves, “essa profissão é uma excelente opção para quem não gosta de cumprir horário rígido e quer ter uma agenda flexível e pode ser exercida em qualquer lugar do mundo”.
“As pessoas que participaram da formação se mostraram muito motivadas e interessadas em aprender; são curiosas e atentas”, destacou a servidora humanitária Lucía.
A aprendiz Kerly Romero gostou muito de participar da formação, pois aprendeu um novo ofício. “Acredito que esse curso vai me ajudar muito, pois vou poder ganhar meu dinheiro e ainda terei a possibilidade de, futuramente, abrir meu próprio negócio”.
Certificação – um diferencial
A instrutora também reforçou um importante diferencial do curso, que é a certificação, válida em todo o Brasil, podendo ser utilizada para diversas finalidades, como a comprovação de habilidades e conhecimentos na área, o aperfeiçoamento da prática profissional e o aumento da credibilidade da profissional perante a clientela