Integrantes das Missões Humanitárias recebem treinamento em Roraima

Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) realizaram treinamento destinado aos trabalhadores humanitários de diferentes agências, organizações, instituições e do Exército Brasileiro, que atuam na Missão Humanitária no estado de Roraima.

Treinamento Missão Roraima

Fraternidade Humanitária (FFHI) e a célula de assuntos civis da Operação Acolhida explicaram sobre  a Distribuição e Logística para Emergências Humanitárias, que abordam temas como planejamento na ajuda humanitária, distribuição e armazenamento de itens perecíveis e não perecíveis, gestão de depósitos e doações.

Na sequência, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) apresentou o Programa de Cartão Sodexo para aquisição de produtos de higiene. E por último, a Fraternidade Humanitária (FFHI), junto ao ACNUR, partilharam o tema da Gestão da Informação, terminando a primeira jornada com exercícios práticos.

 No segundo dia, o ACNUR falou sobre Gestão e Coordenação de Abrigos Temporários, explicando sobre as responsabilidades na Administração, Coordenação e Gestão de Abrigos. Posteriormente, as Forças Armadas trouxeram a importância da Segurança nos abrigos, tanto para os beneficiários como para as equipes humanitárias.

De acordo com o assistente de campo do ACNUR, Joshue Santos, treinamentos como este “são muito importantes pois nos capacita em assuntos específicos que dizem respeito à proteção dos direitos das pessoas envolvidas relativo ao acesso a serviços na resposta humanitária.”

A Fraternidade Humanitária (FFHI) também projetou um vídeo sobre o processo desenvolvido pelas artesãs indígenas da etnia Warao. Tal projeto tem como objetivo preservar a tradição e a cultura destes povos e garantir, através da comercialização do artesanato, formas duradouras de geração de renda.

O Programa de Interiorização dos Migrantes Venezuelanos, que visa levar os migrantes aos estados do Brasil para integração socioeconômica foi outro tema abordado, explicado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), ACNUR e Forças Armadas.

De acordo com o missionário da Fraternidade Humanitária (FFHI) Imer, os  dias de treinamento decorreram em um ambiente de parceria e confraternização entre todos os atores envolvidos na resposta humanitária à situação venezuelana no Território Brasileiro. “O compromisso de todos os participantes foi de continuar com este tipo de encontros para melhorar a resposta da Operação”, afirmou.