Irmã Domingas, vida dedicada às crianças carentes e órfãs de Angola

Esse projeto brotou na minha vida como uma cura interior, que eu sempre precisei. Eu tive uma infância muito dura”, relata, em uma voz serena, Irmã Domingas, como é carinhosamente conhecida a fundadora da Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI), entidade criada oficialmente em 2002 para cuidar de crianças, adolescentes e jovens carentes e órfãos de comunidades da periferia de Luanda, capital de Angola. O país africano ainda tenta se recuperar de uma guerra civil que durou quase 30 anos e teve um fim praticamente na mesma época da fundação da OCSI.

Nesse primeiro vídeo da série gravada pela equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais, durante a ajuda levada à OCSI, Irmã Domingas diz que, mesmo tendo sido muito difícil a sua própria infância, sempre cuidou de outras crianças. Ainda menina, prometia a si mesma que, quando crescesse, faria alguma coisa para evitar que uma criança sofresse. Promessa cumprida. A OCSI, cujo foco é a educação, já beneficiou mais de 24.000.

Atualmente, no orfanato Casa da Criança, uma das entidades sob o chapéu da OCSI e a que recebeu ajuda da Fraternidade, são 120 crianças e adolescentes com até 18 anos, nem todas são angolanas. A instituição atende crianças também de outros países do continente africano, que lá encontram uma grande mãe, como todos também consideram a Irmã Domingas. “As quinze primeiras crianças que moraram aqui eram fruto da guerra”, ela relembra nessa primeira parte da entrevista à Fraternidade – em breve publicaremos aqui no site mais relatos da Irmã Domingas, que mostram como toda a sua vida foi dedicada às crianças carentes e órfãs.