Educação humanitária: a arte em missão

Sob o prisma da Educação Integral, a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional busca criar relações permeadas por valores de superação e esperança. O trabalho tem ocorrido nos abrigos indígenas de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, administrados pela Fraternidade. No cotidiano, a prática educacional busca a alegria expressa nos sorrisos e na oportunidade vivida por cada criança e jovem, onde o direito de aprender é profundamente considerado, ainda que em meio ao incerto panorama vivido pelos refugiados.

A arte dá oportunidades às mais belas vivências, é o que nos relata Lucía, educadora artística e missionária da Fraternidade, que ministra oficinas diárias no campo das artes. Encontros regulares nos abrigos, nos quais as crianças expressam seu imaginário por meio de linhas, cores e contos que apontam para uma nova trajetória.

A missionária Lucía diz neste vídeo como é levar arte aqueles que buscam enxergar seus dias com mais cores. E aborda também a experiência de receber das crianças refugiadas a arte de ressignificar cada traço aprendido.

Quem quiser doar um pouco de si ou colaborar de outas maneiras para, em conjunto com todos os voluntários da Fraternidade, construir o caminhar educacional desses tempos, envie e-mail para secretaria@fraterinternacional.org