Missão HUMANITÁRIA Brumadinho

Bandeira BrasilData: Janeiro de 2019
Local: Brumadinho, Minas Gerais, Brasil

Os servidores humanitários da Fraternidade – Humanitária (FFHI) permaneceram ao longo de um mês concentrados na cidade de Brumadinho e região dos Córregos do Feijão e Tejuco, após o rompimento da barragem que causou o derramamento de milhões de metros cúbicos de lama contaminada por resíduos de mineração, provocando um enorme desastre ambiental e humano.

Neste primeiro mês, a equipe de voluntários apoiou diretamente o suporte logístico para o resgate e atendimento dos animais impactados pela situação, além de prestar apoio psicológico aos familiares das vítimas do desastre. O trabalho de atendimento psicológico perdurou até início de 2020, com incursões mensais à região.

Desde o início da pandemia os atendimentos foram suspensos.

ATIVIDADES REALIZADAS

  • Assistência psicológica de uma equipe de profissionais às famílias das vítimas por meio de visitas domiciliares, e às equipes profissionais atuantes.
  • Organização e cadastramento de voluntários.
  • Resposta imediata à situação de emergência na organização e logística do setor de resgate de fauna, incluindo registro de animais, implantação e controle de estoques de medicamentos, alimentação e insumos veterinários.
  • Assistência na montagem do hospital veterinário do Córrego do Feijão, e da fazenda de acolhimento de animais resgatados em Brumadinho.
  • Tratamento e cuidados da fauna da região afetada.