Missão Colômbia retoma ações humanitárias com imigrantes venezuelanos. Oficinas lúdicas para crianças estão entre as atividades realizadas nessa nova etapa.

Milhares de pessoas cruzam a fronteira da Venezuela todos os dias em busca de uma vida melhor. A gravidade da crise humanitária afeta vários países da América do Sul, mas a Colômbia é o país que recebe o maior número de imigrantes. Cerca de 1,4 milhão de venezuelanos já chegaram no país.

Um levantamento recente da Organização das Nações Unidas (ONU), indica que mais de quatro milhões de pessoas já deixaram a Venezuela por causa da crise social e econômica dos últimos anos.

A presença e atuação da Fraternidade-Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) na Colômbia,  foi retomada em julho deste ano. Em 2018 os missionários percorreram algumas regiões do país e desenvolveram na região de Cúcuta, fronteira com a Venezuela, um amplo trabalho com refugiados durante quatro meses.

Os dez missionários enviados do Brasil para a nova etapa da Missão Colômbia, seguem na articulação com outras agências humanitárias presentes na região. O objetivo é ampliar a frente de atuação da FMHI no apoio aos imigrantes venezuelanos.

Ao mesmo tempo, os voluntários desenvolvem ações de suporte aos imigrantes que chegam na Colômbia caminhando por centenas de quilômetros.

Outra linha de atuação tem sido no trabalho com crianças. Oficinas lúdicas com as técnicas da pedagogia de emergência são realizadas semanalmente em organizações que realizam atendimentos com famílias carentes, a maioria venezuelanos. As crianças participam de atividades com os missionários, enquanto os pais recebem orientação psicossocial oferecida pela instituição responsável.