Missão Confraternizar – Serviço à consciência indígena conduzido pela fé

Quarta-feira, 14/02

Um grupo de 15 missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, iniciou a Missão Confraternizar na província de Salta, no norte da Argentina, onde intensas tempestades e o transbordamento do rio Pilcomayo produziram grandes inundações. Os missionários partiram com a ideia de ajudar em Santa Victoria Este, mas no trajeto se encontraram com comunidades indígenas na cidade de Tartagal (180 quilômetros antes do destino original e 350 quilômetros ao norte da cidade de Salta, capital da província), que também foram afetadas e não estão recebendo ajuda. Compreenderam que era onde eles deveriam servir e permaneceram no local.

O cacique da as boas-vindas ao grupo

Na tarde de terça-feira, fizeram uma visita de apresentação a uma comunidade do grupo étnico Fwolit, sendo muito bem recebidos. Na quarta-feira iniciaram nesse local tarefas recreativas com as crianças, vivências de integração com as mulheres e começaram a trabalhar, a pedido do cacique da comunidade, em um projeto para a contenção das águas em épocas de inundação, principalmente em torno do templo, o lugar sagrado da aldeia.

Uma missão diferente

“Está sendo uma missão bem diferente, é como caminhar totalmente na fé, porque não foi possível organizar todos os detalhes antes de sair, no entanto, tudo está caminhando normalmente, mesmo que não compreendamos como”, disse Mabel Jozami, coordenadora da Rede-Luz Argentina/Região Norte. “A nota principal desta missão são a fé e a entrega na guiança do Alto”, coincidiu Helentiana, membro do Grupo Solar da Fraternidade e do grupo em missão em Tartagal.

Atividade recreativa com as crianças

“Agora eu entendo por que se chama Missão Confraternizar, porque essa é exatamente a tarefa que estamos fazendo até agora, é o que nos é apresentado”, acrescentou Mabel.

“Nesses dias em que estamos compartilhando, sentimos que a possibilidade de um resgate da Consciência Indígena se abre nesta parte da Argentina”, disse Helentiana.

Participam da Missão Confraternizar dez voluntários de vários grupos da Rede-Luz da Argentina, um residente da Comunidade-Luz da Irmandade, de Córdoba, e quatro missionários da Fraternidade.

Todos aqueles que sintam colaborar com a Missão Confraternizar podem obter mais informações clicando aqui.