Missão Confraternizar – Medidas de prevenção contra novas inundações

Quinta-feira 15/02

Continuaram as atividades da Missão Confraternizar na comunidade indígena Fwolit de Tartagal. Foram formadas três frentes de trabalho: uma ocupou-se em obter os materiais necessários para a construção de um muro de contenção das águas, outra fez o reconhecimento das ruas adjacentes para ver o que fazer com os canais através dos quais as águas invadem as casas, e outra parte do grupo permaneceu na aldeia interagindo com as crianças.

A prefeitura de Tartagal enviou um técnico para estudar soluções para o problema das inundações nas comunidades indígenas. O funcionário percorreu as ruas com os missionários e nativos. Uma das opções que está sendo estudada é a de limpar e ampliar um canal principal que atravessa as diferentes aldeias para evitar novos transbordamentos.

Na comunidade Fwolit, as missionárias realizaram com as crianças a limpeza do local, atividades recreativas e prática de higiene bucal. As crianças expressaram muito interesse e progresso. “Elas estavam muito atentas às explicações e demonstrações sobre escovar os dentes que fizemos em um modelo de prótese, então cada um passou a praticar no modelo e consigo mesmo, todos já aprenderam a fazer a escovação corretamente. Isso me deu grande alegria”, disse a dentista Stella Maris Colque, que faz parte do grupo missionário. Todos receberam escovas e pasta de dentes.

Todos aqueles que sintam colaborar com a Missão Confraternizar podem obter mais informações clicando aqui.