Missão da Fraternidade atenderá vítimas de inundações na Zona da Mata, Minas Gerais

A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional inicia nesse sábado, 30 de dezembro, sua 19ª Missão Humanitária. Desta vez o destino é a Zona da Mata, no estado de Minas Gerais, Brasil. Ali, cerca de dez cidades foram devastadas, no início do mês, pelas águas de fortes temporais que provocaram o transbordamento do rio Casca, que cruza a região. As inundações deixaram como saldo milhares de desabrigados e muita destruição. Os missionários concentrarão suas ações em um dos lugares mais devastados: o distrito de Vista Alegre da cidade de Rio Casca.

A Missão Humanitária será cumprida por dez voluntários, dos quais seis participam pela primeira vez. O grupo reúne profissionais de saúde (uma médica, uma odontóloga, uma psicóloga, um socorrista e um naturoterapeuta) e membros da Rede-Luz Planetária. A princípio, a equipe permanecerá no local cerca de dez dias.

Corações abertos

Missionários embalam diversos remédios sutis

“Estamos prontos para ajudar no que for necessário”, disse Vitorio, coordenador da Missão. O grupo transporta uma importante quantidade de medicamentos alopáticos como soros, antibióticos, anti-histamínicos e vermífugos, assim como medicamentos sutis. Também vão munidos com muitos materiais e equipamentos de limpeza como pás, enxadas, serras, lavadoras de alta pressão, rodos, vassouras, desinfetantes, água sanitária etc. Além disso, levam também cobertores térmicos, caixas especiais para capturar cobras, comidas e roupas para doação.

Esta será a segunda missão humanitária que a Fraternidade realizará no estado de Minas Gerais. A primeira ocorreu em novembro de 2015, na cidade de Mariana, onde o rompimento de uma barragem de uma mineradora provocou uma enxurrada de lama e rejeitos de mineração que devastou vários locais e produziu o maior desastre ambiental da história do Brasil.

Localização

Reunião de planejamento na Fraternidade

A cidade de Rio Casca é um dos 142 municípios da Zona da Mata. Localiza-se a 470 quilômetros a nordeste de Carmo da Cachoeira, onde está a sede da Fraternidade, e a 200 quilômetros a leste de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. A cidade tem 14 mil habitantes, dos quais 1400 vivem no distrito de Vista Alegre, local onde os missionários da Fraternidade irão atuar.

A cidade é atravessada pelo rio Casca, que no dia 5 de dezembro transbordou devido às intensas chuvas (quase 300 milímetros em 24 horas) e produziu inundações de mais de dois metros de altura que arrastaram pessoas, animais, veículos, equipamentos e tudo que estava em seu caminho. Muitas casas ficaram de baixo d’água. A situação de emergência continua, com adultos, idosos e crianças alojados em abrigos precários.

Classificação de medicamentos alopáticos

A Zona da Mata, chamada assim por ser parte da Mata Atlântica, é um dos 12 ecossistemas de Minas Gerais. Está localizada no sudeste do estado, perto dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A Mata Atlântica se estende ao longo da costa brasileira, do Piauí ao Rio Grande do Sul.

Você também pode colaborar com esta Missão Humanitária, apoiando com orações, doações ou da forma que sinta em seu coração. Participe da campanha Missão Zona da Mata clicando aquí.