Missão Roraima Humanitária em Pacaraima – equipe de profissionais do estado de Roraima inicia atividades no abrigo

Segunda-feira 04/12 a domingo 17/12

Equipe de limpeza do abrigo

Equipe da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes), formada por uma assistente social, uma psicóloga, dois agentes sócio instrutores e um coordenador, iniciou o trabalho na Casa de Passagem, onde estão os imigrantes venezuelanos. O grupo do Setrabes realizou reuniões de atualização, distribuição de responsabilidades e tarefas, com os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Chegada de novo missionário da Fraternidade, que assumiu tarefas de manutenção e saneamento básico no abrigo.

Criado um comitê de limpeza formado por indígenas Warao. Eles ficarão encarregados de manter a limpeza em diferentes áreas da Casa de Passagem (áreas externas, cozinha, banheiros e ginásio). O comitê recebeu materiais de limpeza para efetuar a tarefa.

Recepção das doações vindas de Boa Vista e distribuição para as famílias de refugiados venezuelanos em dois dias da semana, um para os alimentos e outro para produtos de limpeza e higiene pessoal.

Acompanhamento dos protocolos de refúgio dos imigrantes em diversas situações, como guarda de crianças desacompanhadas e refugiados sem documentação.

Ponto de água mais concorrido do abrigo

Missionários realizaram visitas a dois acampamentos de imigrantes venezuelanos na cidade de Pacaraima. Foi verificada a situação da saúde e da alimentação.

Acompanhamento de seis refugiadas venezuelanas gestantes nos exames de pré-natal realizados no posto de saúde. Uma das gestantes é soropositiva e terá de fazer o parto por cesariana na cidade de Boa Vista.

Recebidas doações de alimentos por meio da campanha “SOS Pacaraima” promovida pelo Centro de Migrações e Direitos Humanos (CMDH).