Missão Roraima Humanitária em Boa Vista – artesanato Warao

Quinta-feira 7/12 a Sábado 9/12

Quinta-feira 7 de dezembro

Participação em Feira Intercultural

Exibição de vídeos educativos para as crianças.

Duas imigrantes venezuelanas indígenas artesãs foram participar de uma Feira Intercultural Indígena na cidade de Caracaraí (que fica cerca de 134 quilômetros da capital Boa Vista), acompanhadas por uma representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (Ifrr).

Realizada aula de alfabetização para as artesãs do Centro de Referência ao Imigrante (CRI). Apesar de terem apresentado um pouco de resistência para iniciarem a aula, as imigrantes foram bem participativas e permaneceram na aula além do horário normal.

Casal de imigrantes com bebê de dois meses enfrentam problemas de relacionamento e aparentam problemas psicológicos. Missionários da Fraternidade tem dado orientação, e duas voluntárias da Casa de Los Niños tem acompanhado a mudança de comportamento da mãe, que está depressiva e tem rejeitado a filha.  No período da tarde o comportamento da mãe piorou e foi necessário levá-la ao Hospital Geral de Roraima, onde ficou internada para avaliação de seu estado de saúde.

Famílias preparando alimentos na área externa do abrigo

Muitas famílias tem preparado refeições na área externa do abrigo e reclamam da falta de alimentos.

Equipe de profissionais do município de Pacaraima, formada por uma fisioterapeuta, uma assistente social e um veterinário, visitou o abrigo para saber das necessidades. Os profissionais pretendem realizar uma ação no local.

Membro da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes), que é gestora de um abrigo feminino para brasileiros na cidade de Boa Vista, visitou o CRI acompanhada da psicóloga da equipe local da Setrabes. Elas examinaram a possibilidade de algumas jovens da etnia Panare, com idade entre 12 e 13 anos, retornarem ao CRI. Elas estão acolhidas no abrigo feminino por causa de uma denúncia de que o pai as obrigava a prostituírem-se.

Dois padres médicos realizaram atendimentos de saúde.

Sexta-feira 8 de dezembro

Indígenas iniciam cumprimento de tarefas no abrigo

Os vinte e três imigrantes indígenas que ficaram embriagados iniciaram o cumprimento de diversas tarefas de manutenção no abrigo, com apoios da cozinha e na limpeza.

Aula de alfabetização de adultos foi ministrada na escolinha.

Frei da Igreja São José Operário recolheu fiéis para participarem de missa.

OIT e SJM vendo artesanatos no CRI

Representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Serviço Jesuíta a Migrantes (SJM) compareceram ao CRI para apoiar na venda do artesanato Warao. Eles pretendem estabelecer um nível de qualidade para que as peças sejam vendidas no exterior.

Grupo de três voluntários fez a doação de 95 refeições para o jantar.

No final da tarde foi realizada pacificação entre um adolescente e um líder indígena que se desentenderam.

Missionários levaram peças de roupa para a imigrante que está internada no Hospital Geral de Roraima.

Sábado 9 de dezembro

Imigrantes aguardando para participar da Feira na Coofecs

Sete imigrantes (adultos e crianças) foram levadas para participar de exposição de artesanato na Cooperativa de Empreendimentos Solidários de Boa Vista (Coofecs).

Aulas para as crianças na escola do abrigo.

Conversas com as senhoras artesãs que produzem redes e panelas, sobre a situação da comercialização de seus trabalhos.

Visita de Frei que administra a “Casa de Acolhida Filhos Prediletos” na cidade de Manaus. A Casa acolhe imigrantes homens e entrou em contato para receber possíveis imigrantes que estão em Boa Vista.