Missão Egito – Música com crianças e idosos e tarefas de manutenção

Actividades en Cairo: Mukatam y As Subra, 19 y 20 de junio de 2018

Todos os dias os missionários têm mantido um ritmo diário básico na Missão Egito. Esse ritmo se inicia com a oração grupal, o desjejum e a saída para as tarefas missionárias.

No dia 19 de junho o grupo fez um revezamento. O grupo masculino foi para a casa das Irmãs da Caridade em Mokattam, onde passaram todo o dia. O grupo feminino, por sua vez, participou das atividades se serviço humanitário em As Subra, ao longo do dia.

Mokattam, onde fica a creche, é uma região da cidade do Cairo, onde vive uma população composta basicamente por cristãos. Sua atividade fundamental é de “catadores de lixo”, e sobrevivem basicamente da reciclagem. A cerca de 15 km dali fica o lar dos idosos, no bairro de As Subra.

Casa de serviços para as crianças

Os missionários masculinos deram continuidade às tarefas iniciadas pelo grupo feminino no dia anterior. Além disso, ajudaram a recortar papéis de diversas cores em diferentes tamanhos. O que não se sabia ainda se seria utilizado para alguma atividade lúdica com as crianças ou para outra finalidade.

No abrigo de idosos

O grupo feminino seguiu colaborando com as atividades básicas dos dias anteriores. Porém, no período da manhã uma das missionárias levou o violão para o abrigo e com a autorização das Irmãs da Caridade, pôde iniciar a atividade musical junto às idosas.

Foi assim que, após a rotina diária -que se inicia com desjejum, banho, higiene pessoal e harmonização dos ambientes- houve um período no qual o grupo de missionárias e as pessoas que vivem no abrigo puderam interagir a partir dos cânticos e da música.

Embora não houvesse músicas conhecidas pelas idosas, manifestou-se no ambiente um momento de alegria, proveniente tanto da interação entre todos, quanto da elevação que a própria música é capaz de promover. Para algumas idosas foi um momento de festa: algumas batiam palmas, outras balançavam os ombros, os braços e as pernas e também puderam dançar, cada uma à sua maneira.

A música do Egito

No período da tarde o grupo feminino voltou para a casa das Irmãs e, como nos dias anteriores, participou da liturgia de oração e adoração, voltando para as tarefas básicas durante a tarde.

Ao final do dia, com as tarefas finalizadas, foi a vez das idosas: elas cantaram as suas canções e as missionárias tentaram acompanhá-las, cantando junto delas, como podiam.

As tarefas finalizadas abriram espaço para o encerramento de mais um dia de Missão. Mais um dia pleno e finalizado com agradecimento e reverência durante a sintonia de oração.

Durante o dia 20 de junho foi mantido o ritmo que se construiu durante toda a Missão. Isto é, a oração, o desjejum e a saída para o serviço.
Uma parte do grupo foi para Mokattam, enquanto os demais ficaram em As Subra.

 Doações e canções para os bebês

Assim que os missionários da Fraternidade chegaram à casa das Irmãs da Caridade, em Mokattam, elas solicitaram apoio para descarregar as doações que tinham acabado de receber: um berço completo, trocador, tapete E.V.A e roupas de cama.

Novamente fizeram-se presentes a música, o violão e as canções, desta vez para os bebês. A proposta de ofertar o trabalho com a música e o canto se deu por que os missionários haviam percebido, durante a visita anterior, que os bebês estavam muito agitados. A música se fez presente, manifestou sua harmonia e possibilitou um maior alinhamento em todo o ambiente.

Outros missionários passaram o período em outra ala, interagindo com as crianças maiores.

Pintura de grades

Durante o período da manhã os demais missionários apoiaram novamente na outra casa, o abrigo dos idosos. As Irmãs da Caridade deram aos irmãos em missão a tarefa de pintar as grades de proteção de quatro camas de ferro da Ala feminina, que estavam enferrujadas. A tarefa seria lixar a superfície das peças e depois aplicar a tinta, o que foi realizado até a etapa possível, naquele período.

À tarde, em Mokattam, o grupo permaneceu cortando papéis de diferentes cores em formas geométricas. Foi sabido, então, que tais papéis seriam usados em uma atividade de recreação que acontecerá na próxima semana com todas as crianças do bairro.

Conversa com o Padre

O grupo missionário retornou para As Subra às 15h. Isso porque o Padre Patrício, que viveu 40 anos no Brasil, queria conhecê-los. Ao chegarem ao local, estava por iniciar a liturgia das Irmãs, o que permitiu que os missionários pudessem participar da Adoração e da Oração.

Em seguida, enquanto a coordenadora da Missão foi conversar com o Padre Patrício, os demais foram apoiar na distribuição da refeição às idosas.

A tarefa de pintar as grades de proteção das camas prosseguiu e a tarefa foi concluída.

Uma das missionárias apoiou as Irmãs da Caridade nos cuidados de enfermagem, nas alas feminina e masculina.

Acompanhe amanhã o próximo relato da Missão Egito, colabore, compartilhe