Missão Grécia – Missionários atendem crianças, refugiados e detentos

O grupo de missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, segue apoiando instituições religiosas com o  preparo e a distribuição de alimentos a refugiados, detentos e indigentes. A tarefa é cumprida em duas casas das Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcuta em Atenas, na sede da Caritas Hellas e em uma igreja ortodoxa, em Anavissos.

“Preparamos o alimento em silêncio, em oração, buscando preenchê-lo de energias de amor e irmandade”, conta Imer, missionário da Missão Grécia.

Missionários prepararam alimentos para cerca de 800 pessoas

Tarefa em oração

Uma das incumbências da semana passada, consistiu em elaborar o alimento para levarem a um campo de detentos, chamado campo de Amigdaleza, na cidade de Menidi, área metropolitana de Atenas. Os missionários da Fraternidade, junto a voluntários das Filipinas, Coreia e países africanos prepararam pratos para 400 dos imigrantes detidos. “Regressamos ao campo, junto das Irmãs da Caridade. Dessa vez tivemos que aguardar cerca de 45 minutos. Permanecemos orando até que pudemos entrar e interagir um pouco com eles. Percebemos que o número de detentos aumentou, o que significa que a imigração continua”, relata Imer.

No dia seguinte, os missionários ajudaram a preparar alimentos para o almoço de mais 400 pessoas, entre refugiados e indigentes gregos, na Caritas Hellas. “Quando se vê o esforço que os irmãos fazem para chegarem até aqui e receberem o alimento, se dá mais valor ao que se recebe, ter alimento todos os dias à mesa, varias vezes ao dia, sem ter que ir a nenhum lugar para consegui-lo”, reflete Imer.

O filósofo espiritualista José Trigueirinho, co-fundador da Fraternidade, esclarece, em sua obra “Glossário Esotérico” (editora Pensamento), que “o alimento físico não se restringe às suas partículas materiais; se preparado com espírito de oferta, torna-se veículo de harmonização e cura dos que o ingerem.” E prossegue: “é a energia imaterial, presente em todas as coisas, que na verdade nutre e sustenta, pois, como afirmou Cristo, “não só de pão vive o homem”.

Apoio as crianças

Pequenos “ajudantes” na manutenção

Na Casa Atenas II, das Missionárias da Caridade, os missionários desenvolvem um importante trabalho com as crianças abrigadas no local.

Atendem os filhos de uma mãe usuária de drogas que vive nas ruas, enquanto eles estão com a avó nessa Casa. Outras crianças são filhas de uma africana, que busca asilo. Há vários recém nascidos, um deles está hospitalizado, filho de mãe refugiada que cruzou o Mediterrâneo grávida em um bote, sob muita tensão, o bebê nasceu prematuro. Os missionários atendem as crianças e ajudam no que é necessário, apoiando na cozinha e na manutenção do local.