Missão HUMANITÁRIA Grécia

Missão GréciaData: Setembro de 2016
Local: Atenas, Grécia

Migrantes, refugiados e solicitantes de asilo na Europa foram o foco de atenção desta missão humanitária estabelecida na capital da Grécia, Atenas. Os  servidores humanitários da Fraternidade – Humanitária (FFHI) atuaram na rota migratória do Mediterrâneo, utilizada por migrantes provenientes principalmente de países do Oriente Médio, Europa Oriental e Norte da África.

A missão também realizou ações voltadas para a população grega, que se tornou vulnerável em consequência da grave crise econômica que o país atravessa há alguns anos.

Tratou-se de uma missão que permitiu a interação da Fraternidade – Humanitária (FFHI) com outras organizações de ajuda humanitária que também atuavam no país, como a Cáritas-Grécia, as Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá, a Igreja Ortodoxa, e grupos de voluntários civis que se uniram em prol da assistência à necessidade alheia, independentemente de ideais políticos ou crenças religiosas.

ATIVIDADES REALIZADAS 

  • Assistência a moradores de rua da cidade de Atenas.
  • Captação, preparo e distribuição de alimentos em estabelecimentos de atendimento a migrantes.
  • Visitas a acampamentos de detenção de migrantes, masculinos e femininos, com documentação irregular, para distribuição de alimentos, roupas e criação de espaços para conversas.
  • Participação no programa para refugiados da Cáritas – Grécia por meio do apoio em áreas de banho, entrega de roupas e organização de recursos e insumos.