Missão Paraguai realizou terceiro serviço à Consciência Indígena

Debaixo de muita chuva foi realizado o Terceiro Encontro da Missão Permanente Paraguai – “Despertando Sementes”, em apoio à Consciência Indígena. Participaram voluntários dos grupos Rede-Luz do Paraguai, Argentina e Brasil, e profissionais de saúde paraguaios que se ofereceram para a tarefa.

Em princípio, as atividades estavam programadas para os dias 11 e 12 de Fevereiro, em duas comunidades guaranis do Estado do Alto Paraná, mas as condições climáticas e das estradas rurais obrigaram o cancelamento da programação do segundo dia. Somente foi possível interagir com os integrantes de uma comunidade da etnia Mbya Guarani, no centro da Cidade do Leste, capital do Alto Paraná localizada a 320 quilômetros a leste de Assunção, capital do país.

Assistência de saúde

Atendimento odontológico

Foi realizada assistência médica e odontológica, serviço de cabeleireiro (lavagem e corte de cabelos) e atividades recreativas com as crianças. Também foi compartilhado o almoço e efetuada a distribuição de mantimentos e roupas de doação, assim como a entrega de um kit de primeiros socorros. Um médico teve como tarefa as consultas clínicas que totalizaram 30. Em sua área, quatro odontólogas prestaram um amplo serviço de saúde bucal que incluiu 30 obturações, 21 extrações, 10 trabalhos de fluoretação, 10 profilaxias e 11 medicações. No total foram executados 82 serviços. Também foram distribuídas escovas de dentes e ensinadas técnicas de escovação.

Lavagem de cabeça

“Fiquei impressionada com o amor e a dedicação do médico com cada paciente”, comentou Alicia Wanda, voluntária argentina que colaborou nos atendimentos como enfermeira. “As crianças pediam por carinho e ficaram encantadas com a forma como cortamos seus cabelos e lavamos suas cabeças”, destacou a brasileira Maria Ávila.

Desalojados

No dia 10, parte do grupo do Paraguai visitou indígenas de uma comunidade Ava Guarani, que atualmente se encontra dispersa depois de ter sido despejada do terreno que alugava ao lado de um lixão, na periferia da Cidade do Leste. Os voluntários da Missão Paraguai se familiarizaram com a precária situação em que se encontram os nativos, interagiram com algumas mães e crianças e deixaram mantimentos.

Assistência a indígenas despejados

A “Missão Paraguai – Despertando Sementes” é uma missão regional permanente que faz parte da Campanha “Missão junto aos Povos Originários” da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional e que é realizada por colaboradores da Rede Missionária Planetária.

A pedido dos Mensageiros Divinos, é executada na região do Alto Paraná por voluntários do país anfitrião, assim como do sul do Brasil e nordeste da Argentina. Desta vez se uniram cinco colaboradoras das províncias argentinas de Missões e Chaco, quatro do Estado do Paraná/Brasil, quatro da capital paraguaia, além do importante apoio de três voluntários da Cidade do Leste e dos cinco profissionais de saúde que se deslocaram de Assunção.

Leia as mensagens dos Mensageiros Divinos sobre a Missão Paraguai:

http://www.divinamadre.org/pt-br/mensajes-san-jose?ano=2016&mes=6&tipo_mensaje=689 (24 de Junho de 2016)

http://www.divinamadre.org/pt-br/mensajes-san-jose?ano=2016&mes=7&tipo_mensaje=689

(1° de Julho de 2016)

Leia o pedido de fundação da Rede Missionária Planetária:

http://www.divinamadre.org/pt-br/mensajes-san-jose?ano=2016&mes=2&tipo_mensaje=689

(16 de Fevereiro de 2016)