Integrantes da Missão Roraima iniciaram a implementação do projeto de confecção de 4.000 máscaras nos abrigos geridos pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). Através da parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a equipe conseguiu prover todos os materiais, como as máquinas de costura, tecidos, agulhas, fitas métricas e ferros de passar.
[fusion_separator style_type=”none” top_margin=”20px” ][/fusion_separator]
Com cerca de 1.880 pessoas nos abrigos, a compra de máscaras descartáveis se tornou inviável pelo preço e pela questão ambiental. O processo de produção foi estruturado passo a passo de acordo com o procedimento criado pela Operação Acolhida e outras instituições que também estão produzindo máscaras.
Este trabalho é também uma oportunidade para o engajamento da comunidade, pois leva os abrigados naturalmente à reflexão e à conscientização sobre as medidas de prevenção e cuidados acerca do coronavírus. Além disso, o projeto visa proporcionar noções básicas de técnicas de costura, ação que pode contribuir para a criação de soluções duradouras para esse grupo de pessoas.