Missão Roraima Humanitária – agravamento da situação na Venezuela

Sábado 22 a 28 sexta

Na terça-feira, 25, quatro monges da Ordem Graça Misericórdia chegaram ao CRI – Centro de Referência ao Imigrante, e participaram de diversas atividades com adultos e crianças. Ajudaram no preparo das refeições, na limpeza do local, no preenchimento de formulários, e nas atividades com música.

Durante a semana, bebês e crianças que apresentavam desnutrição, gripe e desidratação, foram encaminhados para um hospital da cidade de Boa Vista.

Começam a ser percebidas grandes mudanças com relação a limpeza e ao lixo gerado no abrigo, como uma maior organização e a separação e destino do lixo reciclável e orgânico.

Agravamento da situação na Venezuela
Com o agravamento da situação na Venezuela, cada vez mais venezuelanos chegam ao abrigo. A Polícia Federal em Roraima e no Amazonas reforçou o atendimento aos estrangeiros. Veja os números de atendimentos de solicitantes de refúgio fornecidos pela Polícia Federal:

Ano 2014 – 268
Ano 2015 – 1073
Ano 2016 – 3155
Ano 2017 até 31/03/2017 – 1614
Ano 2017 – abril – 01/04 a 25/04/2017 – 1285
Total de solicitantes de refúgio atendidos em 2017:  2899

“Voltaram a surgir pequenos núcleos de pessoas acampadas em diferentes regiões da cidade de Boa Vista e que não estão conseguindo suprir suas necessidades básicas. Nós estamos buscando doações para ajudar estas pessoas e temos necessidade, principalmente, de materiais de higiene e roupas”, disse Imer, missionário da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

As mudanças que acontecem no país vizinho são logo sentidas no abrigo, onde estão os refugiados.
“As pessoas que chegam no abrigo estão abatidas, porque vem de uma situação já violenta e com falta de alimentos. É uma situação que está crescendo e não sabemos o que irá acontecer no futuro com a piora da situação naquele país”, disse Imer.