Missão Roraima Humanitária em Boa Vista – Curso de Agente Indígena de Saúde

Domingo 17/12 a quarta-feira 20/12

Domingo 17 de dezembro

Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional cadastraram sete famílias (total de 27 pessoas) indígenas da etnia Inhepá (Panare) que chegaram no Centro de Referência ao Imigrante (CRI).

Segunda-feira 18 de dezembro

Imigrante indígena que está grávida foi levada para fazer exames de sangue e urina.

De manhã ocorreu aula de alfabetização de crianças na escola do abrigo.

Recebidas doações de manga, arroz e macarrão.

Imigrante venezuelana que está com problemas psicológicos foi encaminhada para internamento no Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III).

Brincadeiras com as crianças

Missionários se reuniram com os líderes indígenas para anunciar e chamar as pessoas para participarem do Curso de Agente Indígena de Saúde, que terá a duração de três dias.

Realizadas atividades na horta, partidas de vôlei e brincadeiras com as crianças.

Entregues carteiras de identificação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) para alguns imigrantes que não haviam recebido.

Terça-feira 19 de dezembro

Bagagens dos imigrantes

Oito imigrantes, com bagagens, deixaram o abrigo e foram para Pacaraima, onde depois ingressarão na Venezuela. Outros imigrantes esperaram por carona até o Terminal Rodoviário para viajarem até a cidade de Santa Helena de Uairén, na Venezuela.

Briga entre um casal de imigrantes gerou tumulto no CRI. Foi realizada uma reunião de conciliação e orientação com o casal, que depois foram encaminhados para realizar tarefas de limpeza na cozinha e no ginásio do abrigo.

Curso de Agente Indígena de Saúde

Na Vila Olímpica, local próximo ao abrigo, teve início o Curso de Agente Indígena de Saúde, promovido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) Leste e do Disei Ianomâmi. Participaram do curso: membros do monastério, missionários e colaboradores da Fraternidade, líderes indígenas , imigrantes, agentes de saúde que trabalham no Posto de Saúde próximo ao CRI, um representante da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, e da Setrabes.

Quarta-feira 20 de dezembro

Feita organização dos materiais didáticos da escola do CRI e realização da aula de alfabetização.

Missionários acompanharam duas pessoas ao hospital: um imigrante indígena que passou por avaliação do ortopedista, e uma criança Warao que estava com olhos vermelhos. Foram realizados exames e ainda está sendo estudado a causa do problema de saúde.

Membro do Serviço Social da Sesai chegou ao CRI com uma indígena Warao de 17 anos que estava perdida. Os imigrantes reconheceram a adolescente e um missionário da Fraternidade acompanhou-a até o acampamento de imigrantes próximo ao Terminal Rodoviário de Boa Vista, onde estava a família.

Pintura da parede externa do abrigo

Policiais que voltaram a guardar o abrigo durante tempo integral, fizeram ronda com a companhia de um missionário da Fraternidade. Os policiais ficarão instalados durante o período noturno no container branco, local onde durante o dia ficam os membros da equipe da Setrabes.

Criança da casa vizinha ao CRI, ao subir o muro para pegar uma fruta foi ferida com uma pedra na cabeça, vinda do abrigo Não foi localizada a pessoa que fez a agressão.

Equipe da Sesai realizou atendimentos de saúde no abrigo.

Atividade de pintura da parte externa do abrigo com a participação de voluntários e crianças.