Domingo 17/12 a quarta-feira 20/12
Domingo 17 de dezembro
Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional cadastraram sete famílias (total de 27 pessoas) indígenas da etnia Inhepá (Panare) que chegaram no Centro de Referência ao Imigrante (CRI).
Segunda-feira 18 de dezembro
Imigrante indígena que está grávida foi levada para fazer exames de sangue e urina.
De manhã ocorreu aula de alfabetização de crianças na escola do abrigo.
Recebidas doações de manga, arroz e macarrão.
Imigrante venezuelana que está com problemas psicológicos foi encaminhada para internamento no Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III).
Missionários se reuniram com os líderes indígenas para anunciar e chamar as pessoas para participarem do Curso de Agente Indígena de Saúde, que terá a duração de três dias.
Realizadas atividades na horta, partidas de vôlei e brincadeiras com as crianças.
Entregues carteiras de identificação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) para alguns imigrantes que não haviam recebido.
Terça-feira 19 de dezembro
Oito imigrantes, com bagagens, deixaram o abrigo e foram para Pacaraima, onde depois ingressarão na Venezuela. Outros imigrantes esperaram por carona até o Terminal Rodoviário para viajarem até a cidade de Santa Helena de Uairén, na Venezuela.
Briga entre um casal de imigrantes gerou tumulto no CRI. Foi realizada uma reunião de conciliação e orientação com o casal, que depois foram encaminhados para realizar tarefas de limpeza na cozinha e no ginásio do abrigo.
Na Vila Olímpica, local próximo ao abrigo, teve início o Curso de Agente Indígena de Saúde, promovido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) Leste e do Disei Ianomâmi. Participaram do curso: membros do monastério, missionários e colaboradores da Fraternidade, líderes indígenas , imigrantes, agentes de saúde que trabalham no Posto de Saúde próximo ao CRI, um representante da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, e da Setrabes.
Quarta-feira 20 de dezembro
Feita organização dos materiais didáticos da escola do CRI e realização da aula de alfabetização.
Missionários acompanharam duas pessoas ao hospital: um imigrante indígena que passou por avaliação do ortopedista, e uma criança Warao que estava com olhos vermelhos. Foram realizados exames e ainda está sendo estudado a causa do problema de saúde.
Membro do Serviço Social da Sesai chegou ao CRI com uma indígena Warao de 17 anos que estava perdida. Os imigrantes reconheceram a adolescente e um missionário da Fraternidade acompanhou-a até o acampamento de imigrantes próximo ao Terminal Rodoviário de Boa Vista, onde estava a família.
Policiais que voltaram a guardar o abrigo durante tempo integral, fizeram ronda com a companhia de um missionário da Fraternidade. Os policiais ficarão instalados durante o período noturno no container branco, local onde durante o dia ficam os membros da equipe da Setrabes.
Criança da casa vizinha ao CRI, ao subir o muro para pegar uma fruta foi ferida com uma pedra na cabeça, vinda do abrigo Não foi localizada a pessoa que fez a agressão.
Equipe da Sesai realizou atendimentos de saúde no abrigo.
Atividade de pintura da parte externa do abrigo com a participação de voluntários e crianças.