Missão Roraima Humanitária em Boa Vista – Imigrantes retornam a Venezuela para reverem as famílias

[fusion_vimeo id=”https://vimeo.com/252194030″ alignment=”center” width=”350″ height=”200″ autoplay=”true” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_vimeo]

Quinta-feira 21/12 a sábado 23/12

Quinta-feira 21 de dezembro

Distribuição de sopa

Feita harmonização do container azul do Centro de Referência ao Imigrante (CRI).

Realizado atendimento a um bebê de quatro dias que necessitou de limpeza nos olhos, feita com soro. Os missionários também fizeram o corte das unhas de outros bebês do abrigo.

De noite, um grupo de voluntários fez a doação de sopa e de cerca de 20 sacos de roupas.

Sexta-feira 22 de dezembro

Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – percorreram o abrigo visitando as famílias na companhia de uma nova missionária.

Assistindo filme

Exibição de filme sobre Jesus, com duração de duas horas, e dublado no idioma Warao. Durante o filme foram distribuídas pipocas.

“Aproveitamos o momento de entretenimento onde muitas crianças, jovens e mulheres assistiam ao filme, para reunir os Aidamos (líderes indígenas) e distribuir os 20 sacos de roupas que recebemos no dia anterior. Cada Aidamo levou dois sacos para serem distribuídos para o seu grupo”, disse Alexandrina, missionária da Fraternidade.

Depois da exibição do filme, foi feita uma limpeza no ginásio.

Voluntária chegou ao CRI para conhecer o local e se ofereceu para colaborar.

“Ela ficou tão emocianada com tudo que viu que preferiu retirar-se e passar a ajudar de forma material, com a doação de fraldas e materiais de limpeza”, explicou Alexandrina.

Feita a administração de medicamentos.

Bagagens dos imigrantes

Equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) esteve no abrigo e realizou várias ações, como testes rápidos de doenças (HIV e Sífilis), vacinação, aferição de glicemia capilar e pressão arterial, e inspeção de possíveis criadouros de mosquitos Aedes Aegypti.

No mês de dezembro está ocorrendo um movimento dos indígenas de retorno para a Venezuela, levando uma grande quantidade de bagagens e roupas.

“Eles alegam que estão indo para reverem suas famílias no Natal e final de ano. Algumas barracas estão ficando vazias e o redário está com menos redes instaladas”, disse Cláudia, missionária da Fraternidade.

Sábado 23 de dezembro

Indo para a delegacia

Missionários, acompanhados de Policiais Militares e casal de imigrantes, foram à delegacia para lavrar um boletim de ocorrência sobre a briga do casal no abrigo. A mulher foi agredida pelo marido.

Realizadas brincadeiras com as crianças, atendimentos aos bebês e conversas com as senhoras do abrigo.

Duas jovens formadas em Educação Física estiveram no abrigo para conhecer o local e se ofereceram para colaborar.

Recebidas 13 caixas de brinquedos no escritório da Fraternidade na cidade de Boa Vista. As doações foram feitas pela Associação dos Venezuelanos de Brasília, e serão distribuídas para as crianças do CRI.

Imigrante embriagado sendo acompanhado para fora do CRI

Organização da fiação próxima aos televisores do CRI, e da saída de imigrantes após as 20 horas, devido a uma festa que ocorria em uma nova praça construída em frente ao abrigo.

Constatada embriaguez em dois imigrantes do CRI, que foram convidados a ficarem fora do abrigo.

No final da tarde, um grupo de voluntários levou lanches (sanduíches e sucos) para os abrigados.