Missão Roraima Humanitária – Estruturação do abrigo

De 16/5 (quarta-feira) a 31/5 (quinta-feira)

Atividades com as crianças

No dia 21/5, a Pastoral da Criança, um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculado à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, começou um trabalho com as crianças do abrigo Casa de Passagem, em Pacaraima (RR). Todos os dias de manhã, os pequeninos são organizados em duas filas indianas (uma de meninos e outra de meninas) e seguem a pé até a igreja. Lá, as crianças frequentam aulas e participam de atividades recreativas.

Estruturação do abrigo

No dia 22/5, uma integrante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) fez uma vistoria em toda a área da Casa de Passagem. Ela teve a oportunidade de conhecer o trabalho de entrega de roupas para os abrigados.

Ainda no mesmo dia, uma reunião entre essa integrante do ACNUR, o capitão Patusco (do Exército brasileiro) e missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) tratou de diversas questões relacionadas ao abrigo: melhorias da estrutura, montagem de novos redários, construção de fogões, remanejamento das tendas, organização de uma área para recreação, levantamento de uma estrutura para a confecção de artesanato e finalização do sistema de água.

Análise da reconstrução da cozinha

Improvisação de um fogão a lenha

No dia 23/5, membros do Exército brasileiro estudaram a possibilidade de reconstrução da cozinha. O preparo do almoço em fogões a gás está sendo analisado por causa da profusão de doenças entre os abrigados. O cozimento dos alimentos está muito desorganizado.

As famílias cozinham em lugares distintos: às vezes, em locais onde as crianças fazem suas necessidades. A falta de cuidado com os materiais e com os alimentos está atraindo insetos. Assim, os problemas de saúde se avolumam, sendo que, diariamente, entre 40 e 80 pessoas enfermas procuram algum tipo de tratamento.

Telão de filme e nova voluntária

No dia 25/5, houve a inauguração de um telão para a projeção de filmes. As crianças e os adolescentes do abrigo puderam assistir a um filme infantil na ocasião.

Já no dia 28/5, uma enfermeira venezuelana voluntária ministrou uma palestra sobre educação sexual voltada para os adolescentes e os jovens.

Equipe da Fraternidade

Equipe da Fraternidade

No dia 29/5, integrantes da Fraternidade apareceram para realizar uma série de gravações e entrevistas acerca da Missão Roraima Humanitária em Pacaraima (RR). O grupo visitou a Associação Cultural Canarinhos da Amazônia.

No dia seguinte (30/5), a equipe de filmagem da FFHI começou as gravações e entrevistas pela manhã, no desjejum, que é ofertado pelo padre Jesus. Depois desse registro, o grupo se dirigiu para a Casa de Passagem, onde foram feitas mais entrevistas. Ainda na mesma data, a equipe tirou fotografias na área de fronteira entre o Brasil e a Venezuela e, à tarde, retornou à Associação Canarinhos para finalizar as gravações.