Missão Roraima Humanitária – notícias de 03 a 06/04

Segunda 03 a 06 quinta

Na segunda pela manhã, o CRI – Centro de Referência ao Imigrante recebeu a visita de um repórter de uma revista alemã que esteve no local para colher informações e também de três irmãs das “Filhas da Caridade” que foram conhecer o funcionamento do abrigo para darem seu apoio.

Monastério se reuniu com os indígenas para ensaiar músicas em Warao que serão apresentadas em uma missa no CRI.

Captação de frutas, legumes e verduras na Feira do Produtor da cidade de Boa Vista.

No dia 4, terça-feira pela manhã, uma equipe de um programa de televisão esteve no CRI e realizou filmagens. No período da tarde um frei franciscano realizou uma missa no abrigo.

Na quarta-feira, 5, com a ajuda de um membro da Defesa Civil de Roraima, os refugiados venezuelanos indígenas e não indígenas conseguiram antecipar a data de entrevista na Polícia Federal para conseguir o protocolo de refúgio e assim poder obter a Carteira de Trabalho no Brasil. As entrevistas começaram na quarta-feira e ocorrerão até a sexta-feira.

No período da tarde, foi realizada uma nova videoconferência no Ministério Público Federal de Roraima, com Manaus e Brasília, e a participação da Fraternidade e diversos órgão do Governo Estadual e Municipal. Foram discutidas, principalmente, a situação dos  refugiados que estão em Manaus e Pacaraima e a possibilidade da construção de um abrigo nestas cidades, assim como a transferência do abrigo de Boa Vista.

A quinta-feira, 6, foi dia de vacinação no CRI, feita pela equipe da Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena. Adultos e crianças também fizeram testes rápidos de doenças como Aids, Sífilis, Hepatite B e C, e Malária. Foram vistas também outras questões de saúde dos refugiados.