Missão Roraima Humanitária – realizado censo no CRI

Domingo 16 a 21 sexta

Criado um quadro com horários de oração no CRI – Centro de Referência ao Imigrante.

Na segunda-feira, 17, foi observado que a limpeza do CRI, realizada pelos refugiados, melhorou. Novas lixeiras serão espalhadas pelo abrigo para colaborar com a limpeza do local.

Um grupo ficou responsável por fazer o censo, colhendo informações junto aos refugiados e receber os que chegavam ao abrigo e outro organizou a despensa de alimentos. Uma terceira equipe organizou a despensa onde ficam guardados os alimentos do abrigo.

Coleta de doações de alimentos nos supermercados da cidade de Boa Vista.

Uma criança, apresentando vomito e diarreia, foi levada para o hospital infantil, onde foi tratada de uma indigestão alimentar.

Durante a semana, foram realizadas no CRI oficinas de idiomas, artesanato, desenho e brincadeiras com as crianças.

Na quarta-feira, 19, foi revisado o censo realizado no início da semana e foi verificado que o número de refugiados no CRI aumentou, subindo para cerca de 250 pessoas.

Recebida doação de diversas frutas e feita a distribuição no CRI.  Novas famílias refugiadas, com mulheres e muitas crianças desnutridas vieram ao CRI e foram acolhidas, inclusive pelos líderes indígenas.

Na quinta-feira, 20, ocorreu a distribuição de alimentos para 150 famílias que vivem em diferentes locais da cidade de Boa Vista. As distribuições aconteceram no CRI, na Casa de São José e no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima.

Realizadas reuniões com diferentes instituições que explicaram aos refugiados em como obter a Carteira de Trabalho. Alunos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) também ajudaram os Waraos a produzir um dossiê, com cerca de 25 páginas de informação, para solicitar o refúgio no Brasil.

“Esses trabalhos têm ajudado muito os refugiados e seus familiares a conseguirem os documentos que precisam. Muitos já tem a documentação necessária para ter a residência no país”, disse Teresa, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Estão sendo realizadas melhorias no sistema elétrico, hidráulico e de saneamento no CRI.

Na sexta-feira, 21, foi realizada reunião para discutir melhorias de convivência entre os refugiados no abrigo.

O Corpo de Bombeiros da Boa Vista oferece apoio contínuo ao missionários da Fraternidade no trabalho com os refugiados no CRI.
“Todos os dias recebemos um bombeiro diferente, e eles tem uma atitude de disponibilidade absoluta, são como bombeiros missionários. Nos levam e nos trazem, colaboram no recolhimento de doações e estão sempre disponíveis e em uma atitude fantástica. Todos nós somos gratos a eles. “, disse Teresa.