Missão Roraima Humanitária – reformas no abrigo

Sexta 09/06 a 11/06 domingo

Na sexta-feira, 9, um indígena que havia agredido a mulher teve de deixar o CRI – Centro de Referência ao Imigrante e não pode mais se aproximar do local.

Equipe de TV esteve no abrigo e realizou reportagem sobre o trabalho desenvolvido no local.

Reformas no abrigo
No período da tarde foi realizada uma reunião no Setrabes – Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima, com a participação de um representante da secretaria, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecidos como os Mórmons), e uma missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Foram discutidas as reformas que ocorrerão no abrigo e a colaboração dos Mórmons. Eles doarão: kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, medicamentos, 100 redes, freezer e geladeira, alimentos perecíveis, e também farão a construção de 10 banheiros com chuveiros e a construção de uma nova fossa.

Com a chegada da verba do governo federal, serão reformados os banheiros já existentes do ginásio, será feita a ampliação da fossa, a montagem de barracas e tendas e a colocação de armações dentro do abrigo para a utilização de redes.

No final da tarde, representantes do Rotary Clube e do Projeto Amigos em Ação se reuniram na Casa de São José para avaliarem sobre a colaboração deles junto aos imigrantes venezuelanos.

Reunião na universidade
No sábado, 10, a equipe da Fraternidade participou de um encontro na Universidade Federal de Roraima (UFRR) com vários professores e estudantes das áreas de saúde, além de professores de Antropologia e Sociologia. O tema da reunião foi a situação dos imigrantes venezuelanos, principalmente os que estão no abrigo.

“Nós fizemos uma explanação sobre a situação da missão e do abrigo. Depois durante a reunião foi determinado iniciar de imediato ações pontuais abordando questões de violência contra a mulher, orientações de saúde, especialmente com relação a doenças sexualmente transmissíveis, e a situação das crianças. Foi uma reunião onde a Universidade Federal está dando uma abertura para este início da parceria na área de saúde dentro do abrigo”, disse Clara, missionária da Fraternidade.

Após a reunião, o grupo foi ao abrigo e encontrou uma situação de furto das facas da cozinha. Foi realizada uma reunião no ginásio com todos os imigrantes para falar sobre os pequenos furtos que vem acontecendo no local.

Domingo, 11, foi um dia de restauro para os missionários e também de organização das doações e limpeza da base missionária. No final da tarde o grupo foi ao Núcleo-Luz de Figueira em Roraima para participar do coral.