Missão Roraima Humanitária – Reunião sobre tema da alimentação

Pacaraima

De 24/3 (sábado) a 31/3 (sábado) 

Reunião para tratar do tema da alimentação

No dia 25/3, ocorreu uma reunião em Pacaraima (RR), no abrigo Casa de Passagem, que contou com a presença de membros do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) e dos Aidamos (líderes indígenas) para tratar do tema da alimentação dos refugiados.

Como o Exército assumirá a administração dos abrigos do município, inclusive da parte de alimentação, a questão colocada na reunião era a seguinte: se o alimento seria servido pronto (em marmitas) ou se continuaria a entrega dos gêneros alimentícios para o preparo das refeições pelas próprias famílias.

Em Boa Vista (RR), o Exército fornece marmitas. Os participantes da reunião em Pacaraima decidiram manter o estado atual das coisas. A decisão ainda foi pautada em uma consulta a algumas mulheres Waraos, que foram unânimes em relação à opção de continuar recebendo os gêneros alimentícios para o preparo. Elas consideram importante a tarefa de cozinhar e preparar o alimento da forma como querem, levando em consideração as peculiaridades das próprias famílias.

Remessa suficiente de alimentos

No dia 28/3, houve uma visita de membros da Fraternidade (FFHI) ao batalhão do Exército de fronteira, para os ajustes relativos aos procedimentos de envio de alimentos. Já no dia 29/3, pela primeira vez, houve distribuição de alimentos na Casa de Passagem em quantidade suficiente e abundante para todas as famílias abrigadas.

Apresentação musical

Estilo musical “Mariachi”

No dia 24/3, um grupo de músicos com características do estilo musical mexicano chamado “Mariachi” visitou a Casa de Passagem e fez uma apresentação no abrigo.

Consciência da relevância da higiene e da limpeza

A consciência sobre a importância da higiene e da limpeza na Casa de Passagem vai aumentando entre os abrigados, embora sejam dificultadas pela falta de água, que ocorre todos os dias no município de Pacaraima.

Com base em tal consciência, no dia 24/3, ocorreram uma limpeza e uma manutenção geral dos espaços internos e externos da Casa de Passagem, inclusive das barracas.

Palestra sobre tuberculose

Palestra sobre tuberculose

Por sua vez, no dia 26/3, antes da distribuição dos alimentos na Casa de Passagem, que contou com uma doação de frutas recebida pelo padre Jesus (pároco de Pacaraima), todos participaram de uma palestra sobre os sintomas e o tratamento da tuberculose, ministrada pelos médicos voluntários venezuelanos e pelo secretário municipal de doenças transmissíveis de Pacaraima.

Palestra sobre delitos penais

No dia 30/3, houve uma palestra na Casa de Passagem, realizada pela equipe da Polícia Civil de Boa Vista, que tratou a respeito de delitos penais. A palestra foi direcionada primeiramente para os Aidamos e para um grupo de Waraos.

Via Sacra

Encenação da Paixão de Cristo

A procissão da Sexta-Feira Santa, no dia 30/3, com a encenação da Paixão de Cristo, saiu da Casa de Passagem e percorreu as ruas de Pacaraima até a Igreja Matriz.

Obras de tratamento de esgoto

Durante toda a semana de 24/3 a 31/3, foi dado prosseguimento à obra no esgotamento sanitário da Casa de Passagem. Além disso, as autoridades competentes foram contatadas para aferir a questão do impacto no meio-ambiente dos resíduos decorrentes do sistema de esgoto. A obra é considerada muito importante, porque a quantidade de dejetos é grande, devido ao número elevado de abrigados na Casa de Passagem. Um missionário da Fraternidade (FFHI) está auxiliando nesse trabalho, que será replicado para outros abrigos.