MISSÃO HUMANITÁRIA SERTÃO

Bandeira BrasilData: Novembro de 2014
Local: Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. 

Foi uma ação recorrente na região Nordeste do Brasil, com o objetivo de levar assistência humanitária às comunidades mais necessitadas.

Atendeu comunidades indígenas das etnias Pataxó e Cariri, e também comunidades quilombolas e sertanejas do estado de Alagoas.

Esta região é muito afetada pela seca, pela miséria e,  ocasionalmente, por enchentes provenientes do excesso de chuva em outros estados, as quais deixam muitas famílias desabrigadas.

ATIVIDADES REALIZADAS

  • Atendimentos que visavam a prevenção e promoção da saúde, através de médicos, odontólogos e terapeutas. Foram doados todos os medicamentos fitoterápicos.
  • Foram realizadas oficinas de desidratação de frutas e legumes, de preparo de farinha enriquecida e de terapêuticas externas. Também se elaborou uma cartilha sobre farmácia viva, com a utilização de ervas medicinais locais.
  • Atendimentos aos demais Reinos da Natureza, que incluiu: assistência e uso de vermífugos nos animais domésticos; análise e orientações sobre filtragem e purificação da água, utilizando mandacaru e semente de moringa; e também orientação para o preparo de hortas utilizando os princípios da agrofloresta, já que a seca é quase constante na região.
  • Atividades lúdico-recreativas com crianças e jovens, que incluíram a construção de brinquedos, contação de histórias,  cânticos, desenho, pintura e rodas de conversa.