Missão Sertão

Bandeira BrasilData: Desde novembro de 2014
Local: Palmeira dos Índios, Alagoas

Trata-se de uma ação recorrente na região Nordeste do Brasil, que desde 2015 está sendo realizada duas vezes por ano, com o objetivo de levar assistência humanitária às comunidades mais necessitadas.

Atende comunidades indígenas das etnias Pataxó e Cariri, e também comunidades quilombolas e sertanejas do estado de Alagoas.

Esta região é muito afetada pela seca, pela miséria e,  ocasionalmente, por enchentes provenientes do excesso de chuva em outros estados, as quais deixam muitas famílias desabrigadas.

ATIVIDADES

  • Atendimentos que visam a prevenção e promoção da saúde, através de médicos, odontólogos e terapeutas. São doados todos os medicamentos fitoterápicos prescritos.
  • Oficinas de desidratação de frutas e legumes, de preparo de farinha enriquecida, de terapêuticas externas, de elaboração de uma cartilha sobre farmácia viva, com a utilização de ervas medicinais locais.
  • Atendimentos aos demais Reinos da Natureza, incluindo: assistência e uso de vermífugos nos animais domésticos; análise e orientações sobre filtragem e purificação da água, utilizando mandacaru e semente de moringa; e também orientação para o preparo de hortas utilizando os princípios da agrofloresta, já que a seca é quase constante na região.
  • Atividades lúdico-recreativas com crianças e jovens, incluindo a construção de brinquedos, contação de histórias,  cânticos, desenho, pintura e rodas de conversa.