Na Casa Grande, expressões de gratidão no Dia Mundial do Refugiado

Um belo ato cultural foi realizado, em 22 de junho, no Abrigo Indígena Janokoida, localizado na cidade de Pacaraima, fronteira entre Brasil e Venezuela. Janokoida significa Casa Grande em Warao, idioma nativo dos 453 indígenas ali abrigados. Danças, cantos, teatro e comida típica marcaram a conscientização sobre “Dia Mundial do Refugiado”.

Era sensível o clima de irmandade, gratidão, respeito e esperança. Sentimentos verbalizados tanto pelos indígenas quanto pelos missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

As apresentações se concentraram das 9h às 13h, mas todo o preparo do evento, dado nos dias anteriores, marcou a valorização da cultura Warao e o reviver dos princípios que norteiam essa etnia como formas de fazer frente à vulnerabilidade que a situação de refúgio tantas vezes implica.

Desta forma atua a Fraternidade nos abrigos aos quais gere: manter junto os refugiados, por diferentes vias, como: educação, artesanato, esportes, arte, entre outras, a reestruturação de laços de confiança e respeito.

No Dia Mundial do Refugiado, o grupo de abrigados venezuelanos indígenas expressou agradecidamente sua consideração pelo acolhimento recebido em solo brasileiro e pela doação de cada vida missionária que, na simplicidade do cotidiano, busca, em união a cada refugiado, desvendar novas perspectivas.