Os cinco abrigos geridos pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), na Missão Roraima Humanitária, contam com o Setor Arte-Educação em Emergências que fornece inúmeras atividades de instrução e desenvolvimento, tanto para os abrigados, quanto para as equipes de atuação.
Em julho deste ano, oficinas e encontros foram realizados no Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) e nos abrigos, com temas diversos, buscando celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e oferecer ferramentas de educação e crescimento para crianças, jovens e adultos.
Encontro de Intercâmbio de Saberes Tradicionais e Capacitação
Realizado no CCFI, o Encontro de Intercâmbio de Saberes Tradicionais e Capacitação foi realizado em duas datas, a primeira em 04/06 para o abrigo Tancredo Neves e a segunda em 22/06 para o abrigo Nova Canaã, em Boa Vista-RR.
Foram feitas diversas oficinas, algumas voltadas para a cultura tradicional indígena (danças, músicas, cantos e alimentação) e outras com conteúdo da pedagogia de emergência.
Segundo a Ir. Maria de Lourdes, monja da Ordem Graça Misericórdia e responsável pelo encontro, “a proposta foi desenvolvida para fortalecer o trabalho realizado pelos comitês de educação e cultura dos abrigos”.
Oficina de Desinfetante Ecológico
Voltada para adolescentes e jovens, aconteceu nos abrigos entre os dias 1º a 3/06, a oficina de produção de desinfetante ecológico de limão, cuja pauta incluía: o preparo do desinfetante ecológico, a limpeza ecológica das duas salas do Setor Arte-Educação e a criação do Mural Ecológico com informações sobre o meio ambiente.
No final ainda contaram com rodas de conversa sobre ecologia com a seguinte questão apresentada: “o que podemos fazer dentro do abrigo para amenizar a situação do meio ambiente e colaborar para a recuperação da natureza?”.
Conforme Irmã Jacinta, monja da Ordem Graça Misericórdia e condutora da oficina, “O intuito foi impulsionar os adolescentes e jovens, através da criação de um produto de limpeza natural, a despertar uma consciência mais ecológica e interessada em manter a limpeza e harmonia dos seus espaços de vivência diária”.
Oficina de Reciclagem de Lixo
Para as crianças de três a sete anos do abrigo Nova Canaã, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi oferecida uma oficina de reciclagem para ensinar a importância da separação do lixo e o cuidado com o meio ambiente.
“A atividade incluiu a confecção de lixeiras para separação dos materiais recicláveis, e posterior uso dos mesmos na criação de objetos e jogos”, conforme explicou Ir. Maria de Lourdes.
Jovens, Sementes para um Novo Tempo
Com uma proposta bem ampla e um tema inspirador, o encontro “Jovens, Sementes para um Novo Tempo”, aconteceu nos dias 6, 7, 9, 13 e 15/06, no abrigo Pintolândia, e contou com a realização de várias oficinas com diferentes temas, por meio de jogos, dinâmicas, rodas de conversa e atividades práticas de integração e serviço aos Reinos da Natureza.
Conforme destacou a Ir. Maria de Lourdes, “as oficinas têm como proposta desenvolver nos jovens o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia, o serviço, a liderança consciente e a instrução para a paz”.
Segundo a irmã, “o objetivo principal foi despertar nos jovens o interesse pela participação ativa e consciente na vida da comunidade, colaborando para desenvolver habilidades e potencialidades talvez desconhecidas, como liderança, por exemplo”.