Organizações ambientais recebem capacitação sobre o Manual Esfera

A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), por meio do seu Subcomitê de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), formou um colegiado de organizações que desenvolvem políticas para mitigar os riscos de catástrofes para uma capacitação on-line sobre o Manual Esfera.

Participam a Defesa Civil das cidades de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, o Comitê de Gestão de Riscos (CGR), o Projeto Escola Segura (ES) e o Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitária (NUPDEC), reunidos pela consultoria de meio ambiente H3M.

Todas essas organizações ambientais e de geotecnologia atuaram na resposta emergencial aos desastres nas cidades brasileiras de Mariana em 2015 e Brumadinho em 2019.

Capacitação sobre o Manual Esfera

O Manual Esfera, que foi recentemente traduzido para o português pela Fraternidade – Humanitária (FFHI), “representa um padrão global de ação humanitária capaz de assegurar resposta e assistência baseadas na garantia da dignidade humana”, conforme explicou, frei Thomas, monge da Ordem Graça Misericórdia e facilitador do Subcomitê T&D.

 “O plano de trabalho para este curso foi ajustado em função do próprio pedido da H3M. O conteúdo do Manual Esfera foi apresentado de forma sintética tanto no âmbito dos princípios éticos, como das normas técnicas, oferecendo uma atenção especial para as normas esfera aplicadas em contextos urbanos”, esclarece o frei.

Ao todo foram dezenove participantes que concluíram integralmente o treinamento, entre eles, esteve Isabella Dias Cunha, consultora da H3M, que declarou: “Sempre me interessei por entender os conflitos e as questões ligadas a direitos humanos, mas nunca havia estudado sobre ajuda humanitária. O que achei incrível da capacitação foi o fato de a Fraternidade – Humanitária (FFHI) estar em campo e ter conseguido mesclar informação teórica e prática, isso formou um cenário mais palpável para mim”.

Em virtude da crescente crise humanitária e considerando que cada vez mais os deslocamentos humanos aumentam em todo o planeta, frei Thomas reconhece a importância desse treinamento para diferentes tipos de grupos, “o aprendizado das normas esfera, torna-se conhecimento fundamental para muitos grupos, como no caso desse grupo da H3M, formado por profissionais de diferentes áreas – desde agentes da defesa civil até assistentes sociais”.

No final, tanto quem recebeu o curso quanto quem aplicou teve motivos para celebrar. Isabella afirmou: “Eu amei a capacitação. Desde a primeira abordagem, o contato foi incrível. Toda a equipe muito solícita e sempre disposta a trocar ideias e apresentar soluções”.

E, por sua vez, frei Thomas concluiu, “O grupo se manteve focado e atento. Deu a impressão que reconheceram a importância do aprendizado do Manual Esfera como um complemento importante ao seu próprio campo de formação profissional”.